Startup de caminhão elétrico levanta $ 20 milhões para a escala de produção

Hollywood, CA (BDCi) — Uma decisão histórica recentemente adotada exige que mais da metade de todos os caminhões comerciais vendidos na Califórnia tenham emissões zero até 2035. Xos é uma das muitas startups que constroem veículos elétricos que poderiam ajudar as empresas a cumprir essa meta.

Xos, anteriormente Thor Trucks, desenvolveu um chassi de skate para caminhões Classe 6 totalmente elétricos. Os caminhões da classe 6 são caminhões comerciais médios com um peso bruto do veículo de 19.501 a 26.000 libras. Sua plataforma X está sendo pilotada pela UPS e Loomis em algumas vans elétricas operando no sul da Califórnia. A empresa também está desenvolvendo um caminhão pesado de classe 8, o ET-One, que poderá estar pronto para produção no final deste ano, de acordo com o Los Angeles Business Journal.

A startup sediada em North Hollywood, Califórnia, recentemente fez parceria com o fornecedor automotivo Metalsa e anunciou uma rodada de financiamento de US $ 20 milhões apoiada por um grupo de investidores que inclui a Proeza Ventures, uma empresa de capital de risco focada em mobilidade apoiada pela holding do fornecedor. Esta rodada, que terminou no início deste ano, mas não foi anunciada até esta semana devido aos atrasos causados ​​pela pandemia covid-19, é a primeira rodada de investimento institucional da empresa. O influxo de dinheiro será usado para alimentar operações técnicas e aumentar a produção da X-Platform.

                                      Sordoni e Dakota Semler, CEO e cofundador da Xos, ainda estão na casa dos 20 anos e são ex-alunos da lista 30 com menos de 30 anos da Forbes na categoria de Fabricação e Indústria de 2020.

“Como os pedidos continuam a chegar em uma base mensal, estamos entusiasmados em atender a enorme demanda por nossos caminhões médios e pesados”, disse o cofundador e COO da Xos Trucks, Giordano Sordoni. “Este investimento é fundamental para o crescimento de nossa equipe, para que possamos escalar para atender a essa demanda.”

 

Xos junta-se a várias marcas de fabricação automotiva legadas e também desenvolve caminhões elétricos de porte médio, incluindo Daimler, Volvo Trucks e Freightliner. Rivian, outra estreante automotiva, está construindo veículos de entrega Classe 4 para a Amazon AMZN + 1,1% usando sua plataforma de skate elétrica. Nicola e Tesla TSLA + 6,6% estão desenvolvendo semifinais Classe 8 com emissão zero.

Leave a Reply