Pandemia de covid-19 volta a aumentar em Los Angeles

(BDCi) – – Los Angeles está um pouco além de uma segunda paralisação econômica enquanto o covid-19 se espalha rapidamente pela cidade e pelo resto da Califórnia.

Como os casos de covid-19 explodiram no último mês, o prefeito Eric Garcetti implorou às pessoas que voltassem a agir da mesma forma que nos primeiros dias da pandemia, incluindo o uso de máscaras e ficando em isolamento.

“Fique em casa o máximo possível pelas próximas duas ou três semanas, exceto para os serviços essenciais e exercícios ao ar livre”, disse Garcetti. “Suponha que todos que você encontre fora de sua casa estejam infectados.”

“A situação atual em L.A. é a mais assustadora que já houve”, acrescentou. “Agora é o momento mais difícil que enfrentamos.”

No entanto, se o público não prestar atenção aos conselhos e continuar andando sem máscaras, seja em casa com pessoas fora de suas casas ou em público, como em restaurantes que agora operam apenas ao ar livre, outra paralisação completa é uma possibilidade.

“Essas ações simples trarão L.A. de volta à beira do abismo”, disse o prefeito.

Esta é pelo menos a segunda vez que L.A. esteve perto de outro confinamento, sendo o último durante o verão, quando muitas restrições aos negócios e reuniões foram subitamente levantadas, resultando em uma onda de novas infecções.

Mas o prefeito deixou claro que não é seu desejo ver essa opção ser realizada novamente.

“Evoluímos porque não se trata de fechar todas as coisas, mas precisamos parar de nos reunir por algumas semanas para controlá-lo”, disse ele. “Não é necessariamente culpa dos setores abertos da economia, somos nós.”

Nas últimas duas semanas, os casos positivos de covid-19 no condado de L.A. dobraram, disse Garcetti, citando dados de saúde pública. Na última semana, os casos triplicaram. O condado reportou pouco menos de 2.800 novos casos apenas na segunda-feira, e mais de 6.800 no fim de semana, elevando o número total de casos de Los Angeles para mais de 342.000.

Na Califórnia, no geral, o estado está vendo uma média de quase 8.200 casos positivos por dia e a taxa de internações para o coronavírus aumentou 48% nas últimas duas semanas. Em todo o país, os casos do vírus aumentaram 81% nas últimas duas semanas, e as mortes por ele aumentaram 39%.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que 94% da população do estado está agora sendo colocada sob o nível mais rigoroso de suas diretrizes de operação covid-19, cobrindo 41 dos 58 condados da Califórnia.

É uma reviravolta de apenas algumas semanas atrás, quando condados como Orange County e San Francisco County estavam finalmente progredindo para mandatos menos restritivos.

“Devido aos aumentos alarmantes que estamos vendo nos casos, estamos puxando o freio de emergência”, disse Newsom.

Garcetti observou em sua conferência que pesquisas do departamento de saúde local de Los Angeles mostram que a taxa atual de disseminação está simplesmente relacionada com pessoas reunidas sem máscaras.

Ele citou pessoas que se reúnem com aqueles fora de sua casa para assistir eventos esportivos e pessoas sentadas em restaurantes em grupos que não usam máscaras mesmo sem comer ou beber como principais fontes de propagação.

Ele insistiu que as pessoas cancelassem todos os planos para as próximas férias que envolvem reunião com amigos ou familiares fora de um grupo doméstico. “Não viaje”, disse ele claramente, referindo-se à próxima temporada de férias.

Leia também: São Francisco se torna uma história de sucesso contra a COVID-19

 

Siga-nos no Facebook Instagram para fotos exclusivas da Califórnia!

E marque suas fotos com #vocênacalifa e #cliqueinacalifa para ter a chance de ver sua foto publicada no Instagram da BDCiTV!

 

Leave a Reply