Morangos suspeito de estar contaminado em três estados.

Morangos suspeito de estar contaminado em três estados

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — À medida que os preços das frutas congeladas como os morangos aumentam , os consumidores podem querer pular a compra nesta temporada por outro motivo – uma empresa de fornecimento de frutas com sede em Oregon na terça-feira se tornou a última empresa a emitir um recall relacionado a um surto de nove casos de hepatite A.

“Willamette Valley Fruit Co, Salem, OR está recolhendo voluntariamente embalagens selecionadas de frutas congeladas contendo morangos cultivados no México”, disse um aviso da Food and Drug Administration dos EUA . A fruta era vendida sob as marcas Great Value e Rader Farms.

O surto de casos de hepatite A na Costa Oeste foi associado a morangos congelados vendidos por vários fornecedores e encontrados em vários grandes varejistas em todo o país, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA . Recolhimentos anteriores foram publicados pela FDA em 16 e 17 de março . Meijer também emitiu um recall em 17 de março .

As doenças do surto datam de novembro passado e foram relatadas mais recentemente em abril. Até agora, três pessoas foram hospitalizadas e nenhuma morte foi relatada.

Casos foram encontrados na Califórnia, Oregon e Washington. Cada uma das pessoas que adoeceu relatou que comeu morangos orgânicos congelados.

A hepatite A é uma infecção hepática contagiosa causada por um vírus que pode ser prevenida por uma vacina, disse o CDC. Os sintomas se desenvolvem dentro de duas a sete semanas após a exposição e incluem: pele ou olhos amarelos, falta de vontade de comer, dor de estômago, dor de estômago, vômito, febre, urina escura ou fezes de cor clara, dor nas articulações, diarréia e sensação de cansaço. No entanto, algumas pessoas não desenvolvem sintomas, especialmente crianças.

“As pessoas que contraem hepatite A podem ficar doentes por algumas semanas a vários meses, mas geralmente se recuperam completamente e não apresentam danos duradouros no fígado”, explicou o CDC. Em casos graves, a infecção pode levar à hospitalização, insuficiência hepática e morte.

Evidências epidemiológicas e de rastreamento  vincularam o surto recente a morangos orgânicos congelados importados frescos de certas fazendas localizadas em Baja California, México, em 2022. Essa cepa é geneticamente idêntica à que causou o surto de hepatite A transmitida por alimentos em 2022 .

De acordo com os avisos de recall, produtos potencialmente afetados foram vendidos em muitos estados. De acordo com o recall mais recente da Willamette Valley Fruit Co, as lojas e regiões afetadas incluem:

Walmart:  morangos fatiados de grande valor, frutas mistas de grande valor e mistura de antioxidantes de grande valor distribuídos para lojas selecionadas do Walmart em Arkansas, Arizona, Califórnia, Colorado, Havaí, Iowa, Idaho, Illinois, Indiana, Kansas, Kentucky, Louisiana, Maryland, Michigan , Minnesota, Missouri, Montana, Dakota do Norte, Nebraska, Nevada, Nova York, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Dakota do Sul, Texas, Utah, Virgínia, Wisconsin, Virgínia Ocidental e Wyoming, de 24 de janeiro a 8 de junho.

Lojas de atacado da Costco:  Rader Farms Organic Fresh Start Smoothie Blend distribuído para as lojas de atacado da Costco no Colorado, Texas, Califórnia e Arizona de 3 de outubro de 2022 a 8 de junho.

HEB:  Rader Farms Organic Berry Trio distribuído nas lojas HEB no Texas de 18 de julho de 2022 a 8 de junho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.