Día de los Muertos: uma celebração de vida

Conheça um pouco dessa tradição latina que une amor, respeito e festa, o Día de los Muertos

Los Angeles, CA (BDCi) — Para quem não o conhece, o Día de los Muertos, comemorado no dia 2 de novembro, parece uma tradição triste e fúnebre. Mas a verdade é que esse dia tão especial para, sobretudo, mexicanos, é uma oportunidade para saudar e celebrar as vidas daqueles que já morreram. Para os adeptos desse costume, a morte não representa o fim da vida, ela é apenas uma parte dela. Afinal, de acordo com os fundamentos antigos, para cada morte, uma nova vida floresce.

O ponto central do Día de los Muertos está nas oferendas. A princípio, são feitos altares temporários para honrar os parentes que já partiram e oferecer-lhes insumos para que continuem sua jornada. Cada família produz o seu, mas a forma é, praticamente, a mesma. Juntamente com as fotos de cada familiar morto, colocam-se objetos que remetem à sua memória, como objetos pessoais.

Cada oferenda inclui os quatro elementos: terra, água, fogo e vento. Dessa forma, a terra é representada pelos alimentos, como frutas e pães, a água é deixada em uma jarra para que os espíritos matem sua sede, o papel picado representa o vento. Além disso, velas em forma de cruz representam o fogo e ajudam na direção dos pontos cardeais para que as almas encontrem seu caminho.

Outras tradições dentro da tradição

Bem como as representações dos elementos, as tradições do Día de los Muertos contam com flores, a cempasúchil mais especificamente. Ela tem um cheiro forte e cores bem vibrantes e, por isso, suas pétalas são usadas para guiar o caminho do cemitério às casas das famílias dos mortos. Além delas, as borboletas também tem papel fundamental na manutenção das almas. E as caveiras de açúcar, ou calaveritas de azucar, juntamente a brinquedos, são deixados nos altares para as crianças que morreram. O crânio não simboliza algo mórbido, mas uma lembrança da ciclicidade da vida. Por isso, é comum encontrá-los enfeitados bem caprichosamente.

Nesse ano de tantas mortes por conta do Coronavírus, as comemorações do Día de los Muertos serão um pouco diferentes. O Latino Center oferecerá uma celebração virtual, com atividades para a família, culinária, artesanato e outras tradições hereditárias do povo latino que comemora essa data. A princípio, as transmissões serão ao vivo pelo Facebook e YouTube do instituto.

Feliz día de los muertos
O Día de los Muertos é uma tradição dos povos antigos, como os Astecas, e que sofreu mudanças com a chegada dos invasores espanhóis. Hoje, é uma tradição latina consolidada e une ancestralidade e cultura.

 

Siga-nos no Facebook e Instagram para fotos exclusivas da Califórnia!

E marque suas fotos com #vocênacalifa e #cliqueinacalifa para ter a chance de ver sua foto publicada no Instagram da BDCiTV!

 

Leave a Reply