Vacina COVID-19 entra em fase III de testes

Os participantes do estudo da vacina contra o Coronavirus relatam exaustão, febre e dores de cabeça durante o dia inteiro 

Los Angeles, CA (BDCi) –A quarentena devido ao Covid-19 já passou dos seis meses aqui nos Estados Unidos, e durante esse período vários estudos foram desenvolvidos para chegar a uma vacina que possa ajudar no combate ao coronavírus.

Enquanto o mundo aguarda os resultados de grandes testes clínicos com as vacinas, os especialistas dizem que os dados até agora sugerem uma possibilidade importante: as vacinas podem ter um efeito colateral desagradável.

“As vacinas Covid-19 podem causar efeitos colaterais leves, dizem os especialistas, enfatizando a necessidade de educação, não de alarme.”

Os especialistas dizem que faz sentido preparar as pessoas agora para a possibilidade de as vacinas Covid-19 serem reatogênicas.

“Acho que uma das coisas que teremos que perceber é que todas essas vacinas serão reatogênicas … Todos eles serão associados a reações ”, disse Kathryn Edwards, diretora científica do Programa de Pesquisa de Vacinas Vanderbilt em Nashville, Tennessee.

Os testes já entrarem na fase três,  isso significa a última etapa crítica necessária para que as vacinas sejam liberadas para distribuição. Pelo menos 41 vacinas COVID-19 estão em testes em humanos em todo o mundo, mas apenas quatro candidatos apoiados pelos EUA estão na fase três: Moderna, Pfizer, AstraZeneca e Johnson & Johnson.

As autoridades de saúde esperam ter pelo menos uma vacina segura e eficaz até o final do ano.

Sobre os testes:

Os testes contam com dezenas de milhares de participantes,  metade deles estão recebendo solução salina ou outro placebo. Os pacientes não sabem que tratamento estão recebendo.

Embora seja possível que alguns dos sintomas descritos possam ser atribuídos a uma doença não relacionada, Moderna e Pfizer disseram anteriormente que alguns participantes em seus estudos de fase um sentiram sintomas leves de COVID-19. Mas a Pfizer disse que isso estava em uma minoria de seus casos.

Os testes também estão em andamento, então ainda não se sabe quantos participantes que receberam a vacina reportarão efeitos colaterais.

Se aprovada, a vacina COVID-19 não seria a primeira a causar dor e desconforto de curto prazo em alguns receptores.

“É um fato simples que algumas vacinas são mais desagradáveis ​​de tomar do que outras.” dizem autoridades de saúde.

Uma variedade de pesquisas sugere que entre metade e 70% dos americanos planejam ser vacinados quando as vacinas Covid-19 estiverem disponíveis, números que levantam preocupações em alguns setores sobre a capacidade das vacinas de desencadear a imunidade coletiva nos EUA.

Leave a Reply