Programa piloto lançado para rastrear a presença de ‘tranq’ no condado de Los Angeles
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Em meio a sinais preocupantes de que um sedativo perigoso conhecido como ‘tranq’ se espalhou ainda mais no abastecimento local de drogas nas ruas, o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles lançou um programa piloto para documentar melhor a presença da droga.
A xilazina é um tranquilizante animal que começou a aparecer há vários anos em pílulas e pós ilícitos na Costa Leste. Tem sido associado a mortes em todo o país e pode causar apodrecimento de tecidos humanos, deixando os usuários com feridas terríveis que às vezes levam a amputações.
No início de março, as autoridades de saúde do condado inicialmente disseram que não tinham certeza se o adulterante mortal havia começado a aparecer nas ruas de Los Angeles. Semanas depois, o BDCi News soube que o laboratório criminal do Departamento do Xerife vinha detectando sinais de xilazina em amostras de drogas há pelo menos quatro anos – mas nunca haviam contado ao departamento de saúde ou ao público.
Na época, funcionários do departamento disseram que isso acontecia porque, apesar de seus danos, a xilazina não é ilegal, então rastreá-la formalmente estava além do escopo de seu trabalho.
Amid troubling signs that a dangerous sedative known as “tranq” has spread even further into the local street drug supply, the Los Angeles County Sheriff’s Department has launched a pilot program to better document the drug’s presence.https://t.co/MdjoHLf9n8
— Los Angeles Times (@latimes) May 10, 2023
Agora, porém, o programa piloto pode ajudar a mudar isso.
Não está claro se as amostras de xilazina estavam concentradas em uma parte dessa região, e as autoridades não forneceram dados mais específicos para o condado de Los Angeles.
Uma das razões pelas quais a xilazina é considerada um aditivo particularmente perigoso nas drogas de rua é que, como não é um opioide, a naloxona, medicamento para reversão de overdose, não é eficaz.
Ainda assim, disse Shover, se você acredita que alguém que você conhece teve uma overdose de xilazina, o melhor curso de ação é dar-lhe naloxona e ligar para o 911. Normalmente, a xilazina é misturada com fentanil para prolongar o efeito da droga, então a naloxona ainda pode ser eficaz .
“Se você der naloxona a alguém, mas ele ainda estiver sedado, isso é um indício de que pode ser xilazina”, disse Shover. “Em seguida, ligue para o 911 para atendimento médico – mas se você não puder fazer isso, tente mantê-los confortáveis e seguros enquanto estiverem sedados.”
Para as pessoas que estão usando drogas, mas querem minimizar o risco de ingerir xilazina, disse Shover, agora existem tiras de teste de xilazina disponíveis online.
Leave a Reply