Saindo da Zona de Conforto: Tudo na vida é cíclico e mutável

Saindo da Zona de Conforto: Tudo na vida é cíclico e mutável

Tempo de mudança e adaptação

Chegou o Outono, e a Natureza, mais uma vez, mostra que tudo na vida é cíclico e mutável. Por isso, inspirando-se nesta estação em que as folhas se despedem de suas árvores e tornam-se enfeites do solo por onde caminhamos, eu o convido a refletir comigo sobre a importância de estar aberto para as transformações que fazem parte da existência humana.

Como seres em evolução, precisamos estar em constante mudança, para que não sejamos mudados pelas circunstâncias à nossa volta.

O fato de você ser um imigrante já demonstra que você conseguiu vencer as barreiras do apego, da estabilidade e da estagnação, e saiu de sua “zona de conforto”, enfrentando enormes desafios, em busca de adaptação a uma nova cultura, idioma diferente, e a saudade da família que ficou. Não é para qualquer um empreender esta mudança de país, de trabalho, de vida, enfim.

Eis, então, algumas dicas para fortalecê-lo neste processo tão radical:

  • Valorize-se pela sua coragem e aprimore seu amor próprio, que refletirá em sua autoconfiança para se abrir às oportunidades.
  • Diante das dificuldades que apareçam, não reclame, não se revolte!
  • Seja grato pelo país que o acolheu e pelas pessoas que o apoiam neste passo tão importante de sua vida.
  • Entenda que toda mudança traz ganhos e perdas. Você ganhou muito com a decisão de estar onde está hoje, e é preciso aceitar, sem lamentações, a perda maior que é a convivência com seus familiares e amigos mais queridos.
  • Você fez uma escolha e precisa ser forte para se desapegar e transformar suas saudades em perseverança e atitude.
  • Tenha pensamentos e sentimentos otimistas, para que, vibrando em frequências mais altas, você possa atrair bons relacionamentos e trabalhos promissores.
  • Importante também é não se culpar se você estiver prosperando nesta nova vida, e seus familiares em dificuldades na sua terra natal. Você estava certo em ter tomado a atitude de mudar quando foi possível e deve se orgulhar de sua iniciativa. Tanta gente fala, fala, reclama, mas não age…  Veja-se como um exemplo para eles de garra, fé e disciplina!
  • Siga confiante, preparado, cada vez mais, para mudar para melhor – hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje.
  • E lembre-se: A quem tem a mente aberta para perceber a hora de dar um passo em direção à mudança, e a força para enfrentar seus medos e agir, a vida brinda com sucesso e felicidade!

Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos //   www.elianabarbosa.com.br  

www.instagram.com/elianabarbosacoach 

Leave a Reply