Peste Bubônica assusta moradores da Califórnia

Peste Bubônica assusta moradores da Califórnia

“Transmitida por roedores, a doença teve último caso no estado em 2015”

Los Angeles, CA (BDCi) — Uma das infecções bacterianas mais temidas da história da humanidade, que causou cerca de 50 milhões de mortes na Europa durante a Idade Média, quando era conhecida como a Peste Negra, ou Peste Bubônica atingiu essa semana o Estado Dourado.

Embora extremamente rara, a doença ainda existe hoje, com a Califórnia relatando seu primeiro caso em cinco anos esta semana. Um morador de Lake Tahoe, cerca de 750 km de Los Angeles, foi diagnosticado com a peste, e confirmaram pelas as autoridades locais de saúde nesta  última segunda-feira.

Segundo as autoridades de saúde, acredita-se que a pessoa, um caminhante ávido, pode ter sido picada por uma pulga infectada enquanto fazia trilha com o seu cachorro.

“Os casos humanos de peste são extremamente raros, mas podem ser muito graves”, disse a oficial de saúde pública do condado de El Dorado, Dra. Nancy Williams. “É importante que os indivíduos tomem precauções para si próprios e seus animais de estimação ao ar livre, especialmente ao caminhar, fazer caminhadas e / ou acampar em áreas onde os roedores estão presentes.”

O último caso confirmado de peste na Califórnia foi em 2015, quando duas pessoas foram expostas a roedores infectados ou suas pulgas no Parque Nacional de Yosemite. Ambas as pessoas foram tratadas e recuperadas.

Antes, não havia nenhum caso no estado desde 2006.

Onde você pode pegar a praga?

A peste ocorre naturalmente em áreas rurais no oeste dos Estados Unidos, particularmente no Arizona, Califórnia, Colorado e Novo México. É onde uma média de sete casos de peste humana são relatados a cada ano ao CDC. Mas significativamente mais casos ocorrem em partes da África e da Ásia.

De 2010 a 2015, foram 3.248 casos notificados em todo o mundo, incluindo 584 mortes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ele disse que os três países mais endêmicos são a República Democrática do Congo, Madagascar e Peru.

Existem três tipos de peste – peste bubônica, septicêmica e pneumônica. Com a forma pneumônica da peste – o que significa que afeta os pulmões – existe o risco de transmissão direta de pessoa para pessoa. Esse foi o caso do grande surto em Madagascar em 2017, onde houve 2.348 casos confirmados, prováveis e suspeitos e 202 mortes.

O que á a peste bubônica

A peste bubônica é uma doença transmitida pela bactéria Yersinia pestis presente em roedores e a contaminação em humanos é feita pela picada de pulgas infectadas pelos roedores. os sintomas, que geralmente aparecem dentro de um a sete dias após a infecção. O último caso registrado na Califórnia foi em 2015. Na Idade Média, um surto de peste bubônica matou quase 30% da população europeia. O último grande surto aconteceu na Índia, no século 19. Na época, não existia antibióticos para o tratamento da doença.

É uma doença grave, com mortalidade alta, mas que se diagnosticada nos primeiros dias é facilmente tratada com o uso de antibiótico.

Sintomas:

Nódulos linfáticos doloridos e inchados em especial em regiões como virilha, axilas e pescoço
Febre alta
Calafrios
Dor de cabeça

 

Fique conectado com a BDCi para dicas sobre o lifestyle da Califa e muito mais.

Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais Instagram e Facebook.

Siga me no twitter @JaneteWeinstein. Envie-me uma dica ou sugestão de pauta segura via inbox.

 

Leave a Reply