8 dicas de como controlar a ansiedade

8 dicas de como controlar a ansiedade

O número de migrantes ao redor do mundo continua a crescer e o estado da Califórnia  tornou-se um  receptor de brasileiros buscando o California Dream. A migração tem sido associada a uma maior vulnerabilidade à doenças e a outros problemas de saúde, incluindo as perturbações mentais. De acordo com o Projeto Global Burden of Diseases, apoiado pelo Banco Mundial e pela Organização Mundial de Saúde, as perturbações mentais são tão graves como as patologias cardiovasculares e respiratórias.

Mas, e você? Como anda o seu nível de ansiedade? Será que você tem vivido com medo do futuro, preocupação exagerada com os familiares,  insegurança em relação ao dia de amanhã? 

Como você lida com a rotina, o acúmulo de tarefas e o excesso de informação? 

Viva uma vida mais leve e prazerosa:

  1. Fortaleça sua crença em um Poder Superior, porque ansiedade é medo, e medo é fraqueza na fé.
  2. Para dominar suas preocupações, aprenda a distinguir, com bom senso, os problemas que estão sob o seu controle e os que não estão.  Aqueles que você pode resolver, resolva logo, e aqueles que não dependem de você, asserene seus pensamentos, ore muito e confie.  
  3. Ao acordar, agradeça a Deus pelo presente de mais um dia para você escrever sua história. Sorria, amorosamente, para aquela pessoa tão especial que você vê em seu espelho, cuide-se e valorize-se. O sorriso, além de ser contagiante,  combate a ansiedade e o estresse. 
  4. Durante o dia, faça uma coisa de cada vez, de preferência acompanhando as anotações de sua agenda diária, sem perder seu tempo conjecturando sobre como será o amanhã.  
  5. Aproveite a companhia de familiares e amigos, com gratidão por eles fazerem parte de sua vida. 
  6. Ao se deitar, nada de levar a ansiedade para a cama. Faça algo relaxante antes de pegar no sono, um banho morno, uma leitura agradável e se puder, é claro, faça amor!
  7. Ter planos para o futuro é saudável, mas não sofra por antecipação. Se você  desfrutar o presente, com sabedoria e equilíbrio, certamente dias melhores virão!
  8. Assim, hoje, agora, dê um basta a essa angústia pelo futuro, e concentre suas energias no presente, porque ele é a única certeza que você tem! 

 

Guarde bem: O melhor momento é HOJE!

 

(Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento e palestrante motivacional – https://linktr.ee/elianabarbosapsicoterapeuta )

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe :)