Como criar um orçamento mensal em poucos minutos

Como criar um orçamento mensal em poucos minutos

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Para poder investir e para não afundar em dívidas você precisa ganhar mais do que gasta. Portanto, ter um orçamento é essencial para manter o controle dos gastos e comparar com os ganhos. Mas criar um orçamento não é tão fácil como parece. 

MONTE UM ORÇAMENTO

 A maioria das pessoas pensam que é simples como sentar  um dia no computador e pensar em todos os gastos para colocar em uma planilha e pronto! Mas eu te garanto que não é tão simples assim e para conseguir descobrir exatamente o quanto você gasta por ano você vai precisar de mais ou menos um ano inteiro. No começo você deve montar uma planilha com tudo que você lembra que você gasta mensalmente, depois você tenta lembrar seus gastos anuais e por último tente pensar naqueles gastos ocasionais. Mesmo depois de tudo isso te garanto que você esqueceu vários itens e é por isso que o processo demora tanto. 

Logo no final do primeiro mês, você vai perceber que tem algo de errado com seu orçamento, por que não vai sobrar o valor que sua planilha aponta como a diferença entre o que você gasta e recebe. Isso acontece porque você está provavelmente esquecendo de vários gastos. Não se estresse, com o tempo você vai lembrando a vai atualizando a sua planilha. Clique em PLANILHA para baixar e editar uma planilha do excel com um orçamento teorico.

A GRANDE REALIDADE: VOCÊ TEM QUE DIMINUIR SEUS GASTOS

Agora que temos um orçamento doméstico e antes de mais nada, temos que ter certeza que recebemos mais do que gastamos. O meu conselho pra quem está começando é diminuir seus gastos ao mínimo possível e quando eu falo mínimo possível, é o mínimo mesmo! O ser humano tem grande dificuldades de atrasar as gratificações. Desde o homem da caverna, fomos programados para não guardar o que conquistávamos. 

Semana passada falamos um pouco sobre liberdade financeira, se você não leu clique aqui. Mas como todo mundo não consegue chegar lá? Simples, elas não salvam e investem todo o mês pois não sobre nada depois de pagar as contas. Então pense, o que posso fazer para economizar? Posso fazer 100% da comida que consumo na rua em casa? Comer fora é um dos maiores gastos que temos e se você puder fazer a sua comida em casa para levar no trabalho, além de ser muito mais bom para sua saúde, será muito mais saudável para o seu bolso. Será que consigo fazer aquele café que custa 6 dólares na rua em casa e gastar menos que um dólar? 

Veja abaixo o gráfico mostrando os maiores gastos dos americanos:

Como você pode ver, moradia, transporte e alimentação são os maiores gastos. Foque em baixar ao máximo esse três itens.

MINHA EXPERIÊNCIA

Para mim, o processo de reduzir gastos e criar um orçamento com todos os itens que consumo, levou um ano. Às vezes você tem um gasto que só acontece uma vez por ano, como por exemplo um contador que faz seu imposto de renda ou a renovação do documento do carro. Não se esqueça deles.

O último gasto que coloquei na minha planilha e que eu não lembrei por quase um ano, foi a manutenção do meu carro, mas às vezes são coisas tão pequenas que podem parecer que não fazem diferença. Não se iluda, esses gastos são como pequenos furos em uma mangueira e essa água que está escapando para a terra é parte do dinheiro que você suou para conquistar.

Semana que vem, vamos falar sobre como fazer para maximizar sua renda. Até lá, assistam esse vídeo da Nathalia Arcuri do canal “Me Poupe”sobre como economizar dinheiro.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe :)