Ciclovias – Dicas de como pedalar pelo estado dourado

Ciclovias – Dicas de como pedalar pelo estado dourado

Confira detalhes sobre rotas, aluguel, passeios em grupo e leis para ciclistas

Los Angeles, CA (BDCi) — Nada como tirar o final de semana para curtir as ciclovias californianas. Preparamos algumas dicas para você pegar a sua bike e se aventurar por trilhas e ruas americanas.

1. Ande na direção do tráfego de veículos e use ciclovias quando estiverem disponíveis. A lei da Califórnia diz que você deve andar o mais próximo possível do lado direito, a menos que o caminho seja estreito demais para ser compartilhado — caso você tenha permissão para “acessar a pista”, saiba que nem todos os motoristas entendem isso, portanto tenha cuidado neste caso. Para mais informações, o site da organização sem fins lucrativos Califórnia Bicycle Coalition resume todas as leis que você precisa saber antes de você montar na bike.

2. Ciclistas menores de 18 anos devem usar capacete obrigatoriamente. Mas, na realidade, o uso é recomendável para todos. E se você quiser ouvir sua playlist enquanto estiver pedalando, utilize fones em apenas um dos ouvidos — uma lei aprovada em 2016 não permite o uso de fones em ambos os lados.

3. Encontre caminhos seguros. Pedalar na rua não é para qualquer um, mas a Califórnia tem quilômetros e quilômetros de trilhas seguras. Acesse traillink.com, digite uma cidade específica e o site mostrará informações como distância, tipo de piso e quantos quilômetros de ciclovias há na região. Ou comece lendo a lista das melhores rotas ciclísticas da Califórnia da revista Bicycling.

4. Consulte o guia de ciclovias do app Strava para pedalar em cidades como Bakersfield, Long Beach, Los Angeles, Sacramento, São Francisco e muito mais — incluem dicas de cafés e paradas para tirar fotos. Além disso, a Califórnia Bike Coalition tem uma lista confiável de mapas on-line gratuitos, com rotas que vão de Humboldt County até San Diego. Você também pode obter detalhes curva a curva usando mapas do Google: linhas verde-escuras indicam ciclovias protegidas (leia-se: sem carros), linhas verde-claras mostram ciclovias que dividem espaço com outros veículos e linhas verdes tracejadas que revelam estradas em que andar de bicicleta é permitido.

5. Comece escolhendo um passeio de bike atraente e deixe que isso inspire seu planejamento de viagem. Em qualquer final de semana, você encontrará dezenas de eventos de ciclismo por toda a Califórnia. Quer encarar uma centena de quilômetros no país do vinho ou participar de uma clínica de mountain bike? Verifique o calendário de eventos dos sites SoCalCycling.com, Raceplace.com, Active.com ou TourOfCalifornia.bike para tirar algumas ideias.

6. Uma maneira descomplicada e luxuosa de conhecer novas regiões da Califórnia é fazendo tours de bike organizados por dezenas de empresas. A Backroads, a Trek Travel, a Bicycle Adventures, a DuVine, entre outras, oferecem viagens para toda parte, de Joshua Tree à região vinícola até a Costa Norte, com roteiros que incluem gastronomia local e pernoite em resorts de alto padrão.

7. As comunidades de ciclismo locais costumam promover passeios em grupo para todos os níveis, seja por meio de oficinas ou de outra forma. O USA Cycling tem uma lista bastante abrangente de clubes de ciclismo, mas, às vezes, a maneira mais fácil é entrar em uma loja de bicicletas e obter diretamente essas informações.

8. Ver de perto uma competição de ciclismo de categoria mundial é uma boa maneira de encontrar inspiração. Com a presença de atletas do nível de um Tour de France, o Tour da Califórnia de Ciclismo oferece a rara oportunidade de ver de perto um pelotão de ciclistas profissionais em ação, pedalando por todo o estado durante o mês de maio.

 

Siga-nos no Facebook Instagram para fotos exclusivas da Califórnia!

E marque suas fotos com #vocênacalifa e #cliqueinacalifa para ter a chance de ver sua foto publicada no Instagram da BDCiTV!

Leave a Reply