Mais casos relacionados a colírios contaminados. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estão relatando uma morte adicional e mais seis casos de perda de visão relacionados a infecções por colírios recolhidos devido à contaminação bacteriana.

Casos de perda de visão ligados a colírios contaminados

Quatro mortes e 14 casos de perda de visão devido colírios contaminados

LOS ANGELES, CA (BDCi News) —  Mais casos relacionados a colírios contaminados. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estão relatando uma morte adicional e mais seis casos de perda de visão relacionados a infecções por colírios recolhidos devido à contaminação bacteriana.

Quatro mortes e 14 casos de perda de visão no total já foram relatados entre mais de 80 infecções de uma cepa rara de Pseudomonas aeruginosa resistente a medicamentos que nunca havia sido identificada nos Estados Unidos antes deste surto. O CDC também relatou quatro casos de globos oculares removidos cirurgicamente.

Os pacientes relataram usar mais de 10 marcas diferentes de colírios – mais comumente, EzriCare Artificial Tears, disse o CDC. Os colírios lubrificantes para lágrimas artificiais da Global Pharma Healthcare, distribuídos pela EzriCare e Delsam Pharma, foram recolhidos pela primeira vez em fevereiro.

Em uma atualização desta semana, o CDC identificou mais 13 pacientes em dois estados adicionais, elevando o total para 81 pacientes em 18 estados.

Sete dos 13 pacientes recém-identificados tiveram amostras coletadas após o recall de produtos para os olhos. A maioria desses sete pacientes relatou usar os colírios recolhidos ou viver em instituições de longa permanência onde havia outros casos de infecção bacteriana.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA e o CDC instaram os consumidores a parar de usar os produtos recolhidos.

“Pacientes que usaram lágrimas artificiais EzriCare ou Delsam Pharma e que apresentam sinais ou sintomas de infecção ocular devem procurar atendimento médico imediatamente”, disse o CDC.

Os sintomas podem incluir secreção ocular amarela, verde ou clara; dor ou desconforto ocular; vermelhidão do olho ou pálpebra; sensação de que algo está no olho; aumento da sensibilidade à luz; e visão embaçada.

Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria resistente a medicamentos que pode se espalhar entre pessoas que não apresentam sintomas – e para pessoas que não usaram o colírio, de acordo com o CDC. Este tipo de propagação é particularmente comum em ambientes de cuidados de saúde.

“A bactéria pode se espalhar quando um paciente portador da bactéria expõe outro paciente, ou quando os pacientes tocam em itens comuns ou quando os profissionais de saúde transmitem os germes, e é por isso que o controle de infecções, como a higiene das mãos, é tão importante”, disse a agência anteriormente à CNN.

Em abril, o FDA disse em um relatório de inspeção que a instalação da Global Pharma Healthcare na Índia não seguiu o protocolo adequado para evitar a contaminação de seus produtos.

A FDA visitou a instalação para uma inspeção de 11 dias que começou em meados de fevereiro, 2 semanas e meia depois que a empresa retirou as Lágrimas Artificiais EzriCare devido a uma possível contaminação.

A inspeção da instalação da Global Pharma resultou em 11 observações do FDA, incluindo um “processo de fabricação sem garantia de esterilidade do produto”, especificamente para lotes de produtos fabricados entre dezembro de 2020 e abril de 2022 e enviados para os EUA.

Leave a Reply

Your email address will not be published.