Incêndios florestais: A Califórnia declara estado de emergência

Incêndios florestais: A Califórnia declara estado de emergência

Los Angeles, CA (BDCi) — O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou nesta última segunda-feira (28) o estado de emergência para os condados de Napa, Sonoma e Shasta devido aos incêndios de Glass e Zogg, que provocaram a evacuação de dezenas de milhares de residentes.

O governador também enviou uma carta ao presidente Trump solicitando uma Declaração Presidencial de Desastres Graves para auxiliar os esforços de recuperação e resposta a incêndios florestais estaduais e locais nos condados de Los Angeles, San Bernardino, San Diego, Fresno, Madera, Mendocino e Siskiyou.

“A proclamação de emergência é uma resposta ao fogo que queimou dezenas de milhares de acres destruíram casas e infraestruturas críticas”, disse o gabinete do governador Newsom.

California em estado de emergencia devido a incêndios florestais
Los Angeles em chamas| Incêndios florestais na Califórnia. Foto: Janete Weinstein / BDCiTV

A Califórnia garantiu anteriormente uma Declaração Presidencial de Desastre Grave para reforçar a resposta de emergência do estado aos incêndios florestais do norte da Califórnia, bem como Subsídios de Assistência para Gerenciamento de Incêndios da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências para apoiar a resposta contínua do estado aos incêndios em todo o estado, disse o gabinete do governador .

Além disso,  Newsom também declarou uma emergência em todo o estado devido às condições climáticas extremas, e “ativou o Centro de Operações do Estado ao seu mais alto nível e assinou uma ordem executiva para agilizar os esforços de recuperação nas comunidades afetadas pelos incêndios devastadores.”

Últimos Incêndios

A temporada de incêndios florestais de 2019 foi uma temporada tensa na Califórnia. Em 22 de dezembro de 2019, mais de 7.860 incêndios foram registrados de acordo com Cal Fire e o Serviço Florestal dos EUA, totalizando uma estimativa de 259.823 acres (105.147 hectares) de terra queimada.

Embora 2019 tenha sido relativamente tranquilo até meados de setembro em comparação com os anos anteriores, era esperado que outubro a dezembro apresentasse o maior potencial de incêndio, já que os ventos de Diablo e Santa Ana aumentaram.

No final de outubro de 2019, o incêndio Kincade se tornou o maior do ano no estado, queimando 77.758 acres (31.468 ha) no condado de Sonoma até 6 de novembro.

 

Leave a Reply