ColunistasMarcelo Aprile

Orçamento: os números não mentem

2 Mins read

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Agora que o orçamento está pronto (clique aqui e leia o artigo da semana passada), chegou a hora de maximizar o resultado da planilha.

Você testou seu orçamento e tem certeza do quanto gasta por mês, agora coloque o quanto ganha e pronto! O resultado é o quanto sobra na sua conta no final do mês.

O problema é que esse resultado na maioria das vezes é surpreendente, pois o número final é negativo, o que quer dizer que os gastos são maiores do que os ganhos.

Mas você não vê um saldo negativo no final do mês, então a planilha deve estar errada, certo?

OS NÚMEROS NAO MENTEM

A grande verdade é que você está aumentando suas dívidas, mas às vezes nem percebe. Os bancos começaram a oferecer prazos maiores para financiamentos, os baby boomers não pagavam uma hipoteca em 30 anos.

No gráfico abaixo você pode ver como aumentaram os prazos dos financiamentos de carros nos últimos anos.

Você pode até não estar aumentando o quanto gasta por mês em dividas, mas com certeza você está aumentando o tempo que leva para terminar de pagar.

Fora isso, qualquer dinheiro extra que sobra com horas extras trabalhadas ou com uma renda adicional que você não esperava, tudo isso vai pra pagar essa diferença da planilha. 

DECISÕES DIFÍCEIS

Se continuar aumentando suas dívidas, você vai sempre ficar para trás dos seus objetivos e por isso decisões difíceis terão que ser tomadas!

A realidade é que talvez nós não possamos ter o carro que temos, a casa que moramos ou desfrutar de alguns dos serviços que usamos. Não existem atalhos aqui, tudo isso tem que ser cortado imediatamente! 

A partir do momento que você vira essa equação, sua vida começa a mudar radicalmente.

PAI RICO, PAI PROBRE

O livro “Pai Rico Pai Pobre” do Robert Kiyosaki, é sem duvidas um dos primeiros livros que deveriam ser lidos para a educação financeira e foi o primeiro que eu li.

Nele Robert pontua a diferença entre os pobres e os ricos: pobres tem passivos e ricos tem ativos. As dívidas são obviamente passivos, então acabe com elas.

Semana que vem, vamos falar mais sobre o que aprendi com “Pai Rico Pai Pobre” e sobre quanto devemos salvar todos os meses para alcançar a liberdade financeira.

Até lá, assistam esse vídeo do canal “Lideres de Marketing” sobre ativos e passivos.

Related posts
ColunistasMarcelo Aprile

O monstro da inflação voltou!

3 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Em economia, a inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Quando o nível geral…
Anaumy MazzottiniColunistas

Não coloque culpa onde não existe

2 Mins read
Na vida, o senso de justiça envolve e direciona nossas ações dia após dia. Serve para dar diretrizes, trilhos dentro dos quais…
ColunistasEliana Barbosa

Dê sentido à sua vida

3 Mins read
Reflita comigo: você tem uma visão positiva ou negativa acerca da vida? Por exemplo, se eu lhe mostrar uma folha branca com…