LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – A seca no estado dourado é uma das piores dos últimos anos. Milhões de dólares em equipamentos de helicópteros, pesquisa e conservação de água estão sendo investidos na Califórnia, enquanto os líderes enfrentam a realidade de uma seca cada vez pior.
A Califórnia está implantando tecnologia de ponta que pode “ver” a água subterrânea. Um anel eletrificado gigante suspenso de um helicóptero fará uma imagem nunca antes vista de um mundo sob nossos pés.
In California, we rely on #groundwater as a critical water source, especially during times of severe #drought, and AEM technology makes it easier to understand and manage the groundwater system, leading to a more sustainable groundwater future. pic.twitter.com/udTkPZahRj
— CA – DWR (@CA_DWR) April 26, 2022
Os poços no Vale estão quase secos. Perfurar mais fundo é mais caro e às vezes ainda não consegue encontrar água.
Quando isso acontece, a qualidade da água é muitas vezes pior, contendo minerais como o arsênico.
Mesmo após as chuvas do mês passado, os cientistas estão céticos de que a Califórnia sairá de sua seca em breve.
O Lago Oroville, por exemplo, ainda está 16% abaixo de sua média histórica, e a previsão de longo prazo do estado ainda apresenta condições mais secas do que o normal.
Com 45% do estado ainda em seca excepcional, a solução para a crise hídrica da Califórnia pode estar na tecnologia emergente que pode ajudar a reutilizar e conservar melhor a água.
DADOS SOBRE A SECA
O governo aposta em novas tecnologias de conservação de água que são mais promissoras para moradores e para a agricultura.
Os dados são compartilhados por meio de seu SGMA Data Viewer, mas a imagem está incompleta.
A diretora do Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia, Karla Nemeth, diz que uma Pesquisa Eletromagnética Aerotransportada é “uma das muitas novas tecnologias que o Departamento está implementando, além de prever melhorias”.
Assim como os médicos usam uma ressonância magnética para “ver” órgãos e ossos dentro do seu corpo, a Califórnia está usando a nova tecnologia Airborne Electromagnetic Survey – ou AEM – para “ver” a água no subsolo.
É uma bobina eletrificada – um anel de metal gigante do tamanho de um edifício.
O Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia usará o AEM para mapear a água subterrânea. Isso fornecerá uma imagem nunca antes vista de onde está a água, quanto há, onde está subindo e onde está caindo.
Levará três anos para mapear todas as bacias na região central da Califórnia.
As informações sobre o processo, bem como todos os dados coletados, serão compartilhados com o público por meio da página da web do AEM.