Uber e Lyft poderão fechar temporariamente na Califórnia

Uber e Lyft vão recorrer da decisão

(BDCi) – – A CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, diz que a empresa com sede em São Francisco encerrará temporariamente o serviço na Califórnia se for forçada a classificar seus motoristas como funcionários em tempo integral.

Khosrowshahi fez o comentário quarta-feira durante entrevista na MSNBC.

“Se o tribunal não reconsiderar, então na Califórnia, é difícil mudar nosso modelo para o emprego em tempo integral rapidamente”, disse Khosrowshahi.

O anúncio vem dias depois que um juiz ordenou que as gigantes Uber e Lyft tratem seus motoristas da Califórnia como funcionários em vez de empreiteiros independentes, uma mudança que garantiria benefícios como horas extras, licenças médicas e reembolso de despesas para os trabalhadores que compõem grande parte da economia de roda livre.

Mas a decisão do juiz do Superior Tribunal de São Francisco Ethan P. Schulman não entrará em vigor imediatamente, já que tanto a Uber quanto a Lyft disseram na segunda-feira que vão recorrer imediatamente a um tribunal superior, o que pode colocar a decisão em suspenso enquanto o caso continua.

Em maio, o procurador-geral Xavier Becerra e os procuradores municipais de São Francisco, Los Angeles e San Diego processaram a Uber e a Lyft, acusando as duas empresas de violar a lei de trabalhadores de shows AB5 da Califórnia.

Se a Uber não ganhar sua apelação, Khosrowshahi disse que a paralisação do serviço pode durar até novembro. É quando os eleitores da Califórnia devem decidir sobre a Proposição 22, uma iniciativa de votação com o objetivo de manter “transporte baseado em aplicativos (rideshare) e motoristas de entrega como contratados independentes” enquanto adotam novos benefícios trabalhistas e salariais.

Para ver o arquivamento judicial da Uber, visite esta página. Uma audiência está marcada para 13 de agosto no Tribunal Superior de São Francisco.

 

Fique conectado com a BDCi para dicas sobre o lifestyle da Califa e muito mais.

Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais Instagram e Facebook.

 

 

Leave a Reply