São Francisco se torna uma história de sucesso contra a COVID-19

São Francisco se tornou o primeiro centro urbano da Califórnia a entrar no nível menos restritivo para reabertura. 

Los Angeles, CA (BDCi) — Em meados do mês de abril, grande parte de São Francisco parecia uma cidade fantasma. Todos, exceto os serviços essenciais, foram fechados. Poucas pessoas vagavam pelas ruas. O clima parecia tão sombrio quanto o céu cinzento da cidade. Agora, a vida voltou ao novo “normal”. Restaurantes e lojas estão abertos e pedestres desfilam suas máscaras pelas ruas.

Depois de abordar cautelosamente a pandemia por meses, São Francisco se tornou o primeiro centro urbano da Califórnia a entrar no nível menos restritivo para reabertura. O risco de infecção, de acordo com as camadas codificadas por cores do estado, é considerado mínimo, embora São Francisco seja a segunda cidade mais densa do país depois de Nova York.

Os especialistas atribuem o sucesso de São Francisco a uma longa parceria entre funcionários de saúde pública e universidades. A cidade fechou as portas no início da pandemia e reabriu, lentamente, fazendo ajustes quando os casos aumentavam e retrocedendo quando necessário.

Além disso, a cidade expandiu rapidamente os testes de coronavírus, tornando o local líder nacional em testes. Das 20 cidades mais populosas dos EUA, São Francisco tem a menor taxa de mortalidade per capita por COVID-19

Mesmo assim, as autoridades municipais ainda não declararam vitória. Eles alertam que o vírus ainda se esconde ao virar a esquina e, como fizeram antes, seguirão as métricas locais em vez de reabrirem apenas porque o estado permite.

Mais ajuda no combate

A indústria de tecnologia também desempenhou um grande papel. As empresas ordenaram que seus funcionários trabalhassem de casa duas semanas antes do fechamento de São Francisco e de outros condados da Bay Area. Isso não apenas manteve mais pessoas fora das ruas, mas também sinalizou para o resto da região que os gigantes da indústria estavam levando a sério a ameaça do coronavírus.

A polícia também ajudou a fazer cumprir as regras de saúde. Quando longas filas surgiam do lado de fora de uma loja, os policiais chegavam para garantir que as pessoas estivessem se distanciando e usando máscaras. A polícia também patrulhava os parques nos fins de semana e distribuía máscaras. 

Com certeza, São Francisco não saiu ileso. Centenas de empresas fecharam definitivamente. As escolas públicas ainda não foram reabertas e a cidade enfrenta um enorme déficit orçamentário. Muitos residentes se mudaram durante a pandemia.

Siga-nos no Facebook Instagram para fotos exclusivas da Califórnia!

E marque suas fotos com #vocênacalifa e #cliqueinacalifa para ter a chance de ver sua foto publicada no Instagram da BDCiTV!

Leave a Reply