LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Quais nomes de pessoas que influenciaram o mundo da tecnologia você consegue citar? Normalmente, no topo sempre aparece Bil Gates, Mark Zuckerberg e Steve Jobs. E quantos nomes de mulheres você lembra?
O que pouco se fala são dos nomes femininos que revolucionaram a tecnologia dos tempos atuais. De acordo com uma pesquisa da Women in Tech, do Reino Unido, apenas um em cada seis especialistas em tecnologia no país são mulheres e uma em cada dez está em cargos de liderança em TI. Já no Brasil, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), mostra que apenas 20% dos profissionais de TI representam a participação feminina.
Apesar da desigualdade de gênero em números, há inúmeras mulheres que impactaram as ciências da computação. Desde muitos anos, lutaram por presença feminina mais forte nas áreas de estudo. Portanto, neste dia internacional da mulher, vamos dar espaço para relembrar alguns destes nomes.
Ada Lovelace
Ela também é considerada como a mãe da computação. É conhecida como a primeira programadora de computador do mundo. Isso porque ela elaborou planos de como uma máquina chamada Analytical Engine deveria realizar cálculos. Como resultado, ela desenvolveu o primeiro algoritmo do mundo, que foi testado e comprovado que sua lógica estava certa.
Carol Shaw
Protagonista nos jogos de videogame. Ela é considerada a primeira mulher que começou a trabalhar com o desenvolvimento de jogos digitais. Além de criar os softwares, Shaw é pioneira no desenvolvimento de dificuldade em nível gradual dos jogos.
Margaret Hamilton
é uma cientista de computação e engenheira que liderou a Divisão de Engenharia de Software do Laboratório de Instrumentação do MIT e responsável por desenvolver o termo “engenharia de software.” Entre suas maiores conquistas, Hamilton trabalhou no desenvolvimento do programa para a Apollo 11, primeira espaçonave a completar uma viagem para a Lua, em 1969.
Katherine Johnson
Formada em Matemática e Francês, Johnson foi a primeira mulher negra a a ingressar em um curso de pós-graduação na universidade West Virginia State. Suas ideias fizeram com que trabalhasse na NACA, um órgão que, futuramente, viria a se tornar a NASA. Parte da sua história foi interpretada no filme “Estrelas Além do Tempo.”
Donna Dubinsky
Dubinsky foi responsável por desenvolver o que seria o antecessor dos smartphones, o Palm Pilot. Hoje ela é CEO da Numenta, que ela ajudou a criar. Mas, depois de sair da Palm, Dubinsky fundou a Handspring, lançando o “Visor”, PDA capaz de armazenar dados e acessar programas, além de apenas o calendário e poucos jogos.
Hedy Lamarr
Além de atris, Lamarr foi uma figura importante durante a Segunda Guerra Mundial. Ao perceber a variação da frequência emitida pelas notas tocadas no piano, notou que as estações de radiocomunicação poderiam funcionar de forma parecida. Esse conceito é aplicado até hoje em smartphones, Wi-Fi, GPS, Bluetooth e diversas outras tecnologias.
Este é apenas um compilado com cinco nomes de mulheres no ramo da tecnologia. Ainda existes milhares. Neste dia 8 de março vamos festejar todas as conquistas femininas e relembrar de que a luta ainda não acabou para que ainda vão existir outros milhares de nomes para pôr nesta lista.