LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Com o aumento dos casos de Covid-19 na Califórnia, os profissionais da saúde que testarem positivo para o vírus deverão retornar ao trabalho. A medida foi divulgada pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia – CDPH.
“Os profissionais de saúde com teste positivo para SARS-CoV-2 e assintomáticos podem retornar ao trabalho imediatamente sem isolamento e sem testes, e os profissionais de saúde que foram expostos e estão assintomáticos podem retornar ao trabalho imediatamente sem quarentena e sem testes.”
De acordo com as informações até o momento, a medida estará em vigor até o dia 1 de fevereiro.
A decisão foi tomada com o intuito de aumentar a quantidade de profissionais, visando atender o aumento de pacientes que os hospitais estão recebendo.
A repercussão da notícia foi diversa:
“A situação parece tão desesperadora. Entrei na área da saúde querendo ajudar as pessoas, mas agora sou o vetor. Alguém está vindo a mim em seu momento de necessidade, e eu poderia estar passando COVID para eles”, disse a enfermeira Erin McIntosh para a Los Angeles Times. Ela também avaliou que profissionais de saúde com Covid-19 podem passar a doença para pacientes em situações de risco. Alguns exemplos são os quimioterápicos e mulheres em trabalho de parto.
Em contrapartida, o Dr. Robert-Kim Farley, epidemiologista e especialista em doenças infecciosas da UCLA, também conversou com o Times e ralatou:
“A situação é ideal? Não. O que é pior: não ter ninguém para cuidar dos pacientes, ou ter funcionários cuidando deles que podem ter COVID? Sim, o último é o menor de dois males.”
O governo californiano também obrigou todos os funcionários da saúde a se vacinarem contra o Coronavírus.