Home Últimas Notícias Cotidiano Imigrantes ilegais garantem baixas mensalidades escolares

Imigrantes ilegais garantem baixas mensalidades escolares

Imigrantes ilegais garantem baixas mensalidades escolares

WASHINGTON (BDCi) – A Suprema Corte confirmou uma lei da Califórnia que oferece a imigrantes ilegais a redução das taxas da mensalidade local em universidades públicas. A mesma taxa que os residentes do estado pagam (in-state tuition).

Os juízes se recusaram a aceitar um recurso de fora do estado para alunos de escolas da Califórnia. Segundo informações do Los Angeles Times, a corte achou injusto que os cidadãos dos EUA tivessem que pagar até US $ 20.000 mais do que os imigrantes ilegais. Eles alegaram “tratamento preferencial”, violando a lei federal.

A decisão judicial é uma vitória para os grupos de direitos dos imigrantes. A Califórnia é um dos 12 estados que fazem os imigrantes ilegais legíveis para in-state tuition

No total, cerca de 41 mil estudantes aproveitaram da regra na Califórnia no ano passado, a grande maioria passou a freqüentar a universidade da comunidade.

Em 2009, os sistema da Universidade ca California disse que 2.019 alunos pagam mensalidades no estado, nos termos da lei estadual. Destes, cerca de 600 se acreditava serem imigrantes ilegais.

Decisão do tribunal não é uma decisão oficial, mas afeta outros estados como Illinois, Kansas, Maryland, Nebraska, Novo México, New York, Oklahoma, Texas, Utah, Washington e Wisconsin.

By: Adrianna Lobo
Source: Los Angeles Times
June, 06, 2011

Leave a Reply