Você já percebeu o quanto o apego às pessoas pode estar causando conflitos nos seus relacionamentos? Isso acontece porque o apego, sob o disfarce de amor excessivo, é uma demonstração de insegurança ou de medo da solidão.
Então, como sei que você está em busca da felicidade e de uma vida mais tranqüila, eis aqui, algumas reflexões para você entender porque é importante amar sem apego:
- Ninguém é dono de ninguém, a não ser de si próprio. Amigos vêm e vão, assim como qualquer romance pode acabar. Nenhum relacionamento tem garantia de eternidade, a não ser o seu consigo mesmo.
- Trate-se com absoluto carinho e respeito porque a única pessoa que você tem certeza que sempre estará com você até o seu último suspiro nesta vida é VOCÊ!
- Quanto mais você tenta controlar a vida de outra pessoa, mais ela escapa de seu controle.
- Não há nada mais degradante do que apegar-se a pessoas que não lhe querem bem ou lhe machucam a alma.
- Não adianta ficar segurando o amor dos outros, porque amor não se compra e não se prende, amor se conquista e se cultiva. Como? Sem pressão, nem cobranças e sim, com companheirismo, amizade, confiança.
- Você pratica o desapego quando você aprende a voltar seus olhos e seu coração para a pessoa mais especial da sua vida: VOCÊ!
- Dias atrás, vi esta mensagem na internet, de autor desconhecido, e concordo: “Desapegar não significa que você não deva possuir nada, mas, sim, que nada deve possuir você!”
Dessa forma, amigo leitor, liberte-se dessa prisão emocional chamada apego, e permita-se viver intensamente o presente. Deixe o tempo correr e abra-se para novas e maravilhosas experiências.
E lembre-se que, independente da sua vontade, a vida é feita de ganhos e perdas. Se tiver que perder, aceite suas perdas e apegue-se somente a algo que ninguém pode tirar de você: a lição!
(Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento e palestrante motivacional – https://linktr.ee/elianabarbosapsicoterapeuta )
março 15, 2018outubro 7, 2021 março 15, 2018outubro 7, 2021 março 15, 2018outubro 7, 2021 março 15, 2018outubro 7, 2021