Tecnologia

Clientes da Verizon relatam receber mensagens de spam com links para sites russos

2 Mins read

LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Milhares de moradores dos Estados Unidos têm relatado ter recebido uma mensagem de texto de spam enviada de seu próprio número com um link. A maioria dos internautas que reclamou do é cliente da Verizon, uma das maiores operadoras norte-americanas. Os relatórios também mostram que, em muitos casos, a mensagem vem com um link que leva a um site de TV russa.

Conforme postado em um fórum da comunidade Verizon, a mensagem de texto diz “Mensagem grátis: sua conta foi paga para março. Obrigado, aqui está um pequeno presente para você” seguido pelo que parece ser um link composto de caracteres aparentemente aleatórios.

A empresa, por sua vez, se posicionou sobre o problema e disse estar tentando resolvê-lo. “A Verizon está ciente de que maus atores estão enviando mensagens de texto de spam para alguns clientes que parecem vir do próprio número do cliente […] Nossa equipe está trabalhando ativamente para bloquear essas mensagens e nos envolvemos com as autoridades dos EUA para identificar e interromper a fonte dessa atividade fraudulenta”.

Depois que Chris Welch, do The Verge, informou que o link que recebeu o enviou para o Channel One da Rússia, uma rede patrocinada pelo estado, rumores começaram a surgir indicando que poderia ser um ataque cibernético. A Verizon teria dito a Welch que não tinha indicação de que a atividade fosse originária da Rússia.

“Eu acabei de receber um spam de mim mesmo de novo. Vamos lá, Verizon. Cuide logo disto”, reclamou o jornalista uma das vezes.

I just got the spam text from myself *again*. C’mon Verizon. Get a handle on this situation. pic.twitter.com/p9ya0NySiS

— Chris Welch (@chriswelch) March 30, 2022

Dr. James Norrie, professor de cibersegurança e estratégia no York College, na Pensilvânia, disse ao WPMT que suspeita que seja uma tática russa.

“Dados os eventos atuais entre a Rússia e a Ucrânia, há uma profunda suspeita em nosso espaço”, explicou. “Está realmente provando a capacidade dos russos de usar guerra cibernética.”

Este parece ser um caso semelhante ao spoofing, que a Federal Communications Commission descreve como “quando um chamador falsifica deliberadamente as informações transmitidas para o visor do identificador de chamadas para disfarçar sua identidade”. Muitas vezes, o golpista falsifica um número local para torná-lo mais legítimo.

O que torna o caso da Verizon incomum é que está usando o próprio número de telefone do destinatário contra eles.

Vale lembrar que o preseidente Joe Biden indicou uma possível ameaça russa cibernética devido às sanções impostas pela invasão russa na Ucrânia. Ele disse que a Rússia está “explorando” ataques cibernéticos, mas os EUA usariam “todas as ferramentas” para prevenir e responder a tal movimento.

A medida mais segura é não clicar em links não solicitados que são enviados a você do nada, mesmo que pareçam vir de alguém em quem você confia. Contacte-os diretamente para confirmar que enviaram a mensagem.

Related posts
Tecnologia

Instagram disponibiliza novas atualizações do aplicativo

1 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – Na última semana, o Instagram disponibilizou a nova atualização do aplicativo, prometida no início deste ano….
Tecnologia

Criptomoedas: Califórnia busca se adaptar as inovações

4 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) — A Califórnia, que tem uma economia maior do que todos, exceto quatro países, e onde nasce grande…
Tecnologia

Amazon compra catálogo da MGM por US$ 8,5 bilhões

1 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – A Amazon finalizou um acordo para adquirir os estúdios da MGM e mais de 4.000 títulos…