Los Angeles (BDCi) –A Califórnia eliminará gradualmente a venda de todos os veículos a gasolina até 2035, em uma tentativa de liderar os EUA na redução das emissões de gases de efeito estufa, encorajando os motoristas do estado a mudar para carros elétricos.
O Governador Gavin Newsom assinou uma ordem executiva que equivale à política mais agressiva de carros a gasolina dos Estados Unidos. Embora proibisse a venda de carros e caminhões a gás após o prazo de 15 anos, ainda permitirá que esses veículos sejam de propriedade e vendidos no mercado de carros usados.
“Este é o passo mais impactante que nosso estado pode tomar para combater as mudanças climáticas”, disse o governador em um comunicado.
“Nossos carros não devem piorar os incêndios florestais – e criar mais dias de ar esfumaçado. Os carros não devem derreter geleiras ou elevar o nível do mar ameaçando nossas queridas praias e litoral.”
Newsom, um democrata, também jogou seu apoio por trás da proibição do fracking de petróleo, mas pediu ao Legislativo da Califórnia para fazer essa mudança.
Com incêndios florestais extremos ainda queimando no estado, Newsom diz que combater as mudanças climáticas é uma emergência. No entanto, os esforços do Estado têm oposição do governo Trump, que tem procurado revogar a autoridade da Califórnia para ordenar veículos de emissão zero – um desafio que chegou ao tribunal.
O transporte é a maior – e crescente – fonte de emissões do estado, enquanto outras fontes de emissões, como o do setor elétrico, estão caindo devido a políticas climáticas ambiciosas.
Carros a Gasolina
Em janeiro de 2018, o governador Jerry Brown assinou uma ordem executiva estabelecendo metas ambiciosas de 200 estações de abastecimento de hidrogênio e 250.000 carregadores de veículos elétricos para suportar 1,5 milhão de veículos de emissão zero nas estradas da Califórnia até 2025.
O número de veículos elétricos de emissão zero vendidos no estado tem aumentado nos últimos anos, embora tenham sido responsáveis por menos de 8% de todos os carros novos vendidos na Califórnia no ano passado.
A Coalizão para o Ar Limpo, com sede na Califórnia, elogiou a ordem executiva de Newsom, e o grupo disse que estava comprometido em ajudar a implementar totalmente a nova política.
“A Ordem Executiva do Governador é um passo significativo para enfrentar a crise climática e proteger a saúde dos californianos”, disse a coalizão em um e-mail à NPR. “O transporte eletrizante também criará empregos e ajudará a Califórnia a avançar em sua recuperação econômica.
Jessica Caldwell, da Edmunds, o recurso on-line para informações sobre automóveis, disse: “Muitas montadoras foram culpadas de estabelecer metas de curto prazo para sua estratégia de eletrificação que nunca se concretizou.”
“Essa regra, se implementada, estabelece um cronograma específico que eles precisarão aderir coletivamente”, disse Caldwell. “A Califórnia é um grande mercado que as montadoras precisam desesperadamente para manter as vendas.”
Um porta-voz do Institute for Energy Research, que muitas vezes está do lado da indústria de combustíveis fósseis, chamou a mudança de Newsom de “outra distração boba de problemas reais”.
“Dirigir carros não é o que causa incêndios florestais ou os torna piores”, disse David Kreutzer, economista sênior do instituto, à NPR. “Se as pessoas querem dirigir carros elétricos, elas vão comprá-los. Você não tem que eliminar a concorrência.
Kreutzer também afastou a noção de que os veículos elétricos são de emissão zero. “Os carros elétricos podem não ter emissões em um escapamento, mas têm emissões na usina”, disse ele.
Siga-nos no Facebook e Instagram para fotos exclusivas da Califórnia!
E marque suas fotos com #vocênacalifa e #cliqueinacalifa para ter a chance de ver sua foto publicada no Instagram da BDCiTV!