A história por trás de Juneteenth

A história por trás de Juneteenth e como se tornou um feriado federal

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Os americanos logo comemorarão o Juneteenth ou  dia 1 de junho , marcando o dia em que os últimos escravos nos Estados Unidos souberam que eram livres.

Por gerações, os negros americanos reconheceram com alegria o fim de um dos capítulos mais sombrios da história dos Estados Unidos, na forma de desfiles, festivais de rua, apresentações musicais ou churrascos.


O governo dos EUA demorou a abraçar a ocasião – foi apenas em 2021 que o presidente Joe Biden assinou um projeto de lei aprovado pelo Congresso para definir o dia 19 de junho, ou 19 de junho, como feriado federal.

E assim como muitas pessoas aprendem sobre o que é o Juneteenth, as tradições do feriado estão enfrentando novas pressões – retórica política condenando os esforços para ensinar aos americanos sobre a história racial do país, empresas usando o feriado como um evento de marketing, pessoas festejando sem entender o porquê.

As comemorações começaram com pessoas escravizadas em Galveston, Texas. Embora a Proclamação de Emancipação do presidente Abraham Lincoln tenha libertado os escravos em 1863, ela não pôde ser aplicada em muitos lugares do Sul até o fim da Guerra Civil em 1865. Mesmo assim, alguns brancos que lucraram com seu trabalho não pago relutaram em compartilhar a notícia. .

Laura Smalley, libertada de uma plantação perto de Bellville, Texas, lembrou em uma entrevista de 1941 que o homem a quem ela se referia como “velho mestre” voltou para casa depois de lutar na Guerra Civil e não contou às pessoas que escravizou o que havia acontecido.

“O velho mestre não contou, você sabe, eles estavam livres”, disse Smalley. “Acho que agora eles dizem que os trabalharam, seis meses depois disso. Seis meses. E solte-os no dia 19 de junho. É por isso que, você sabe, comemoramos esse dia.

A notícia de que a guerra havia terminado e eles estavam livres finalmente chegou a Galveston quando o general da União Gordon Granger e suas tropas chegaram à cidade da Costa do Golfo em 19 de junho de 1865, mais de dois meses depois que o general confederado Robert E. Lee se rendeu ao União Gen. Ulysses S. Grant na Virgínia.

O feriado também foi chamado de Dia da Independência de junho, Dia da Liberdade, segundo Dia da Independência e Dia da Emancipação. É uma mistura das palavras junho e dezenove.

Começou com piqueniques e discursos na igreja e se espalhou quando os negros texanos se mudaram para outros lugares.

A maioria dos estados dos EUA agora realiza comemorações em homenagem a 16 de junho como um feriado ou um dia de reconhecimento, como o Dia da Bandeira. Juneteenth é um feriado pago para funcionários do estado no Texas, Nova York, Virgínia, Washington e agora também em Nevada. Centenas de empresas dão folga aos trabalhadores.

Lee era uma das pessoas ao lado de Biden quando ele assinou a lei de junho.

Leave a Reply

Your email address will not be published.