Manchetes do Dia

A história por trás de Juneteenth

2 Mins read

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Os americanos logo comemorarão o Juneteenth ou  dia 1 de junho , marcando o dia em que os últimos escravos nos Estados Unidos souberam que eram livres.

Por gerações, os negros americanos reconheceram com alegria o fim de um dos capítulos mais sombrios da história dos Estados Unidos, na forma de desfiles, festivais de rua, apresentações musicais ou churrascos.

The story behind Juneteenth and how it became a federal holiday https://t.co/sQk2T6CQ9y

— Morning Joe (@Morning_Joe) June 19, 2023

O governo dos EUA demorou a abraçar a ocasião – foi apenas em 2021 que o presidente Joe Biden assinou um projeto de lei aprovado pelo Congresso para definir o dia 19 de junho, ou 19 de junho, como feriado federal.

E assim como muitas pessoas aprendem sobre o que é o Juneteenth, as tradições do feriado estão enfrentando novas pressões – retórica política condenando os esforços para ensinar aos americanos sobre a história racial do país, empresas usando o feriado como um evento de marketing, pessoas festejando sem entender o porquê.

As comemorações começaram com pessoas escravizadas em Galveston, Texas. Embora a Proclamação de Emancipação do presidente Abraham Lincoln tenha libertado os escravos em 1863, ela não pôde ser aplicada em muitos lugares do Sul até o fim da Guerra Civil em 1865. Mesmo assim, alguns brancos que lucraram com seu trabalho não pago relutaram em compartilhar a notícia. .

Laura Smalley, libertada de uma plantação perto de Bellville, Texas, lembrou em uma entrevista de 1941 que o homem a quem ela se referia como “velho mestre” voltou para casa depois de lutar na Guerra Civil e não contou às pessoas que escravizou o que havia acontecido.

“O velho mestre não contou, você sabe, eles estavam livres”, disse Smalley. “Acho que agora eles dizem que os trabalharam, seis meses depois disso. Seis meses. E solte-os no dia 19 de junho. É por isso que, você sabe, comemoramos esse dia.

A notícia de que a guerra havia terminado e eles estavam livres finalmente chegou a Galveston quando o general da União Gordon Granger e suas tropas chegaram à cidade da Costa do Golfo em 19 de junho de 1865, mais de dois meses depois que o general confederado Robert E. Lee se rendeu ao União Gen. Ulysses S. Grant na Virgínia.

O feriado também foi chamado de Dia da Independência de junho, Dia da Liberdade, segundo Dia da Independência e Dia da Emancipação. É uma mistura das palavras junho e dezenove.

Começou com piqueniques e discursos na igreja e se espalhou quando os negros texanos se mudaram para outros lugares.

A maioria dos estados dos EUA agora realiza comemorações em homenagem a 16 de junho como um feriado ou um dia de reconhecimento, como o Dia da Bandeira. Juneteenth é um feriado pago para funcionários do estado no Texas, Nova York, Virgínia, Washington e agora também em Nevada. Centenas de empresas dão folga aos trabalhadores.

Lee era uma das pessoas ao lado de Biden quando ele assinou a lei de junho.

Related posts
Manchetes do Dia

Cidade dos anjos aprova medida restringindo uso de plástico

1 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) A Câmara Municipal aprovou por unanimidade medidas para reforçar as restrições ao uso de plástico como as sacolas…
Manchetes do Dia

Novas leis entram em vigor na Califórnia

2 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) — As novas leis incluem o reconhecimento do Juneteenth como um feriado oficial do estado, a Lei…
Manchetes do Dia

San Diego aprova um aumento de 9,5% nas tarifas de água

3 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O Conselho de Administração da Autoridade Hídrica do Condado de San Diego aprovou um aumento de…