LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022, o filme “Deserto Particular”, do diretor Aly Muritiba, foi exibido numa sessão especial na noite desta quarta-feira (17) em Hollywood. O evento, que foi promovido pelo jornal Los Angeles Times, contou com a participação de jornalistas, convidados e parte da equipe do filme, que está bem entusiasmada com a possibilidade de levar o longa-metragem ao tapete vermelho do Dolby Theatre no ano que vem.
“Esse filme fala de amor e de tolerância no meu país, em um momento em que a imagem que se tem do Brasil no exterior é de um país intolerante, de um país que viola os direitos humanos. Ser o filme para representar no Oscar é uma responsabilidade muito grande que nos foi dada”, disse Muritiba.
O filme conta a história de Daniel, interpretado pelo ator Antonio Saboia, um policial afastado do trabalho após cometer um erro. Ele mora em Curitiba, com um pai doente, de quem cuida com devoção. Daniel é um cara bem fechado, fala pouco, e sorri menos ainda. Seu único motivo de alegria é a misteriosa Sara, uma moça que mora no sertão da Bahia, e com quem se corresponde por aplicativo de celular. O desaparecimento súbito de Sara faz com que Daniel resolva cruzar o país em busca de seu amor.
Durante sete anos o diretor do filme trabalhou como guarda de prisão e, de acordo com ele, a experiência que ele teve nestes anos de trabalho foi essencial e serviu de inspiração para “Deserto Particular”.
“A prisão é um ambiente permeado de muita dor e muito sofrimento, habitado por pessoas afastadas da sociedade, e o personagem Daniel foi criado nesse ambiente conservador, que é o ambiente policial, mas pessoas que trabalham em ambientes assim conseguem mudar através de tolerância e do amor”, explicou o diretor.
Premiado no Festival de Veneza deste ano, o filme brasileiro ganhou o prêmio do público, PREMIO DEL PUBBLICO BNL 2021, da Mostra Venice Days, e fez sua estreia brasileira na 45.ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Muritiba assina o roteiro ao lado de Henrique Dos Santos, e o filme também conta com os atores Thomas Aquino (Manhãs de Setembro) e Pedro Fasanaro (Onde Nascem Os Fortes).
Para quem está no Brasil, “Deserto Particular” estreia no circuito comercial no dia 25 de novembro.