ColunistasEliana Barbosa

O desafio de ser mulher

3 Mins read

SER MULHER… Uma arte, um desafio, uma alegria! Melhor ainda quando você consegue ser um exemplar do grupo das mulheres positivas e poderosas – mulheres fortes, responsáveis por suas escolhas, centradas em seus objetivos.

Mas se você ainda se sente frágil e temerosa da vida, reflita comigo:

É chegada a hora de você se conhecer melhor e identificar em si mesma tudo aquilo que está bloqueando sua felicidade e seu sucesso.

Chegou a sua vez de se agradar, de dizer “sim” para suas vontades, de se amar apaixonadamente e de se cuidar muito mais. Afinal, uma pessoa tão especial como você só merece o melhor!

Você pode até pensar que isso é exagero… Mas não é! Tudo isso é um processo de autodescoberta e crescimento que, ao contrário do que muitas mulheres pensam, não depende dos outros, dos maridos, dos filhos, dos namorados, dos pais. Depende sim de sua postura perante si mesma e do valor que você credita à sua pessoa.

Como uma mulher insegura de suas qualidades pode querer ser reconhecida e respeitada pelos outros?

Como uma mulher “capacho” (a famosa “boazinha”), especialista em “engolir sapos”, pode esperar ter suas ideias e vontades aceitas pelos outros?

Como uma mulher que só valoriza as aparências vai se sentir bem com ela mesma se a perfeição ainda não faz parte deste mundo?

Como uma mulher que precisa de um “salvador”, ou de “muletas” para seus problemas afetivos vai conseguir atrair para sua vida um parceiro bem resolvido?

Daí tanta insatisfação feminina e tantos relacionamentos infelizes, porque quem não se ama com paixão não se sente inteira, e, assim, é incapaz de amar verdadeiramente o outro, sem cobranças e inseguranças.

Vejamos, então, as características que identificam uma mulher positiva:

  • A mulher positiva é aquela que sabe reconhecer que todo dia é dia de ser valorizada, relembrada e celebrada, porém, não se ilude aguardando elogios – ela mesma aprecia seu valor.
  • A mulher positiva não perde seu tempo lamentando pelos erros dos outros e vai à luta em busca da realização de seus próprios sonhos, combatendo o medo do desconhecido e enfrentando as adversidades da vida com a certeza de que depois da dor, vem a aprendizagem que amadurece.
  • Não tem medo de sofrer, porque acredita em seu potencial e em sua força interior de vencer as barreiras naturais do viver. Para ela, sofrimento é desafio, e trauma é experiência.
  • Não teme a solidão porque sabe que ela mesma é a sua melhor companhia.
  • A mulher positiva se ama e se valoriza tanto que não tolera o desrespeito e não suporta a falsidade, sentimentos baixos que ela sabe que não merece receber dos outros.
  • Como ela se sente inteira, consegue fazer escolhas sensatas em seus relacionamentos, sabendo dizer “não” ao que lhe desagrada, sem culpas, e ouvir “não”, sem melindres.
  • É atraente, mesmo quando não é bela externamente, porque sua postura de autoconfiança cria nela uma aura de encantamento e carisma.
  • A mulher positiva é tão rica de amor que a sua maior alegria é levar este amor a todos que dele necessitam, sem se esgotar, sem perder sua identidade nem se enfraquecer e, principalmente, sem esperar a gratidão dos outros.
  • A mulher positiva entende que o importante é ser a heroína de sua própria história e, assim, não se desgasta tentando ser a heroína do mundo.
  • A mulher-mãe positiva não acredita que “ser mãe é padecer no Paraíso” – ela sabe que o que ela pensa repetidamente torna-se realidade e, sendo assim, confia no melhor, fazendo o melhor acontecer.
  • A mulher positiva, embora não tolere agressividade ou palavras rudes dos outros, não guarda mágoas e exercita constantemente o perdão – nobre sentimento que é típico de quem tem inteligência e amor-próprio.

Portanto, mulher moderna, positiva e poderosa, lembre-se:  Quanto mais feliz e realizada você conseguir ser, mais você irradiará felicidade, amor e luz para o mundo que a cerca. Como tão bem diz a terapeuta norte-americana Louise L. Hay, “Dar poder às mulheres é a melhor coisa que podemos fazer ao Planeta. Quando as mulheres são reprimidas, todos perdem. Quando as mulheres vencem, todos ganham.”

(Eliana Barbosa é psicoterapeuta, life coach, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento e palestrante motivacional – https://linktr.ee/elianabarbosapsicoterapeuta )

março 15, 2018outubro 7, 2021 março 15, 2018outubro 7, 2021 março 15, 2018outubro 7, 2021 março 15, 2018outubro 7, 2021

Related posts
ColunistasMarcelo Aprile

O monstro da inflação voltou!

3 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Em economia, a inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Quando o nível geral…
Anaumy MazzottiniColunistas

Não coloque culpa onde não existe

2 Mins read
Na vida, o senso de justiça envolve e direciona nossas ações dia após dia. Serve para dar diretrizes, trilhos dentro dos quais…
ColunistasEliana Barbosa

Dê sentido à sua vida

3 Mins read
Reflita comigo: você tem uma visão positiva ou negativa acerca da vida? Por exemplo, se eu lhe mostrar uma folha branca com…