LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) – A 94ª edição do Oscar que aconteceu neste último domingo (27) entra para a historia da indústria do entretenimento como um dos momentos mais chocantes da história da premiação.
O produtor do evento, Will Packer, em um comentário no Twitter disse que ele havia prometido um show para ser lembrado para eternidade, e de acordo com o que milhões de telespectadores viram em suas telinhas, ele infelizmente teve razão:
“Eu prometi a vocês que essa edição do Oscar não seria sem graça”, diz diretor do Oscar sobre a 94ª edição.
Destaques da Noite:
Pela primeira vez, a cerimônia foi apresentada por um grupo de três mulheres comediantes: Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes.
Foi uma grande noite para CODA – No Ritmo do Coração, que ganhou as estatuetas de melhor ator coadjuvante, melhor roteiro adaptado e melhor filme.
Com a conquista, a Apple TV+, se torna a primeira plataforma de streaming a levar o principal prêmio do Oscar.
O ator Troy Kotsur se tornou o primeiro ator surdo a ganhar um Oscar na história da premiação. Em uma rápida conversa com a nossa equipe ele disse que essa vitória não era só dele, mas também da comunidade CODA. “um passo que potencialmente abrirá mais portas para artistas com deficiências”, disse Kotsur.
Outros Momentos:
- Ariana DeBose se tornou a primeira mulher queer negra a vencer um Oscar. DeBose conquistou a estatueta de melhor atriz coadjuvante por Amor, Sublime Amor. Com a confirmação do favoritismo, ela foi a segunda atriz a levar um Oscar interpretando a personagem “Anita” (em 1962, Rita Moreno conquistou o mesmo prêmio na versão original do filme).
- Billie Eilish venceu a categoria de melhor canção original, com a música “No Time to Die”, escrita para o último filme lançado de James Bond – a cantora e seu irmão também performaram na noite do último domingo. Com isso, ela se tornou a pessoa mais jovem a levar esse prêmio.
- Jane Campion se tornou a terceira mulher a vencer, em 94 anos, a categoria de melhor direção, como filme Ataque dos Cães – um dos favoritos da noite. Ela já havia sido nomeada para esta categoria em 2009, mas não levou a estatueta para casa. Foi a primeira vez que uma mulher ganhou esse prêmio dois anos seguidos – ano passado, em 2021, Chloé Zhao venceu.
- “Duna” foi o maior vencedor da noite. Ao todo, o filme levou seis troféus pra casa.
Barraco no Oscar:
Apesar do grande número de conquistas importantes da noite, o Oscar de 2022 também vai ser lembrado pela discussão entre Will Smith e Chris Rock. O humorista tentou fazer uma piada com Jada Pinkett Smith, esposa de Will Smith, sobre sua perda de cabelos. O astro, entretanto, não achou graça e se levantou para dar um tapa no rosto do apresentador. “Tire o nome da minha esposa da *&*%# sua boca”, seguiu o ator.
Após o clima pesado entre o público, Will Smith ganhou o Oscar de umas das principais estatuetas da noite: melhor ator, com o filme King Richard: Criando Campeãs – o seu primeiro, depois de três indicações em anos anteriores.
Depois da premiação, a polícia de Los Angeles divulgou que Rock não quis prestar queixas, e a Academia declarou que não apoia violência.
A Academia publicou em seu twitter oficial uma nota de repúdio à violência, mas não citou nomes.
“A Academia não tolera violência de nenhuma forma. Hoje à noite temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo.”
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Confira a lista completa dos vencedores.
- “CODA – No ritmo do coração”
- Jessica Chastain – “Os olhos de Tammy Faye”
- Will Smith – “King Richard: criando campeãs”
- Jane Campion – “Ataque dos cães”
- “No time to die” – “Sem tempo para morrer”
- “Summer of Soul (Quando a revolução não pôde ser televisionada)”
- “CODA – No ritmo do coração”
- Troy Kotsur – “CODA – No ritmo do coração”
- Ariana DeBose – “Amor, sublime amor”
Os esforços, incluindo a contratação das três apresentadoras para o programa de 2022 – Regina Hall, Amy Schumer e Wanda Sykes – parecem ter valido a pena, com a audiência inicial em alta em relação ao ano passado. E você o que achou dessa cerimônia? Deixe seu comentário aqui pra gente!
Por Janete Weinstein & Julia