(BDCi) – – Você poderia esperar que a pandemia de coronavírus cancelasse o que os médicos geralmente se referem como a “temporada de alergias”, mas como o tempo frio sinaliza a chegada anual de alergias ao outono, resfriados e gripe nos EUA, a estação doentia ainda está por vir.
Nas clínicas isso significa uma enxurrada de visitas e ligações de pacientes preocupados com seus narizes escorrendo, tosses e dor de garganta.
Antes do surgimento do COVID-19, já era difícil para os pacientes saber o quanto levar a sério esses sintomas comuns. Alergias e resfriados são, na maior parte, apenas um incômodo, mas um caso grave de gripe pode matar.
A gripe mata rotineiramente entre 12.000 e 61.000 pessoas nos EUA a cada ano, e o COVID-19 já matou mais de 200.000, apenas desde fevereiro.
Esses grandes números combinados de mortes podem ser assustadores, especialmente se você pulou ou adiou suas rotinas habituais de saúde e check-ins com um médico este ano. Agora é a hora de voltar à engrenagem.
Aqui estão alguns passos para melhorar suas chances de se manter saudável, mesmo durante a temporada de doença:
Estabeleça um relacionamento com um provedor de atenção primária antes de adoecer
Faça isso agora. Ser um paciente estabelecido pode ajudá-lo a ver um médico ou outro profissional de saúde quando você adoece. Ter um médico que já conhece seu histórico médico quando você liga também ajuda — o médico pode se sentir mais confortável fazendo certas recomendações de tratamento on-line ou por telefone e saberá quando é melhor você entrar para um exame físico porque você tem certos fatores de risco.
Mantenha suas vacinas em dia
Os prestadores de cuidados primários, bem como os farmacêuticos, podem ajudar a rastrear qualquer vacina que você precisar — e essas imunizações são especialmente importantes durante uma pandemia. Neste outono, como todos os anos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam vacinas contra a gripe para praticamente todos com mais de 6 meses, incluindo gestantes e idosos. A agência também recomenda a imunização contra pneumonia pneumocócica como parte de vacinas de rotina para crianças e pessoas saudáveis com 65 anos ou mais, ou mais cedo para alguns adultos com problemas de saúde subjacentes. Estas são duas doenças respiratórias vistas com mais frequência nos meses de outono e inverno que podem se tornar desagradáveis.
Mas outras doenças graves e preveniveis por vacinas também podem estar circulando em sua comunidade — coqueluche e sarampo, apenas para começar. Converse com seu médico sobre quais vacinas são apropriadas para você e para as crianças em sua vida. Não há nenhum benefício em esperar para tomar a vacina contra gripe deste ano, por sinal — o CDC diz que setembro e outubro são “bons tempos para se vacinar”.
Justin Ortiz, médico de cuidados críticos e professor de medicina da Universidade de Maryland, observa que as vacinas salvam vidas de outra forma este ano — ajudando a reduzir os casos de gripe e pneumonia que, de outra forma, esgotariam os recursos necessários para combater a pandemia. “A gripe severa pode encher nossos hospitais”, diz ele. “Se outra onda de COVID-19 coincidir com a temporada de gripe e pneumonia, haverá menos recursos de saúde para tratar ambos.”
Tem alergias sazonais que explodem no outono? Sintomas com tratamento precoce
Embora as vacinas possam ajudar a manter algumas infecções respiratórias afastadas, elas não impedem que ervas daninhas, pólen, poeira ou no ar desencadeiem sintomas como coriza, espirro, coceira nos olhos, dor de cabeça e até fadiga. Se você sabe que luta com alérgenos no ar nesta época do ano, comece seus medicamentos habituais antes que os sintomas se desenvolvam, ou no primeiro sinal, para prevenir ou ajudar a parar a inflamação que faz os sintomas aumentarem. Alergias podem se desenvolver em qualquer idade; se seus sintomas forem novos, converse com um profissional de saúde sobre suas melhores opções de tratamento.
O tempo é fundamental, diz o Dr. Stuart Cohen, chefe de atenção primária da Universidade do Alabama em Birmingham: “A única coisa que estamos dizendo aos nossos pacientes é ir em frente e começar a tomar seus anti-histamínicos não-edantes ou usar seus sprays nasais esteroides se eles geralmente sofrem com alergias. Eles não devem esperar até que seus sintomas progridam para começar a usá-los todos os dias.
É importante lembrar que, embora as alergias possam causar sintomas respiratórios superiores e possivelmente uma mudança no seu olfato, elas não causam febre, o que é comum com o COVID-19 e a gripe.
E, falando em febre, esteja pronto para verificar sua temperatura
Mantenha um termômetro em sua casa, já que verificar sua temperatura é um bom indicador para começar a distinguir alergias de uma infecção se você estiver se sentindo mal. Basta lembrar a definição de uma febre verdadeira – uma temperatura igual ou superior a 100,4 graus Fahrenheit, ou 38 graus Celsius.
A febre é um sintoma fundamental que ajuda os médicos a fazer um diagnóstico e decidir qual o nível de cuidado que você precisa, por isso ter essa informação quando você chegar pela primeira vez pode ser importante.
Mesmo que você tenha uma leve febre, reconheça que seu médico pode dizer para você simplesmente descansar, beber muito líquido e “observar e esperar” para ver como os sintomas se desenvolvem. Muitas das regras antigas ainda se aplicam, mesmo em uma pandemia: COVID-19, resfriados e gripes são todos causados por vírus, não bactérias, então antibióticos não os tratam.
Faça as ferramentas online funcionarem para você
Muitos consultórios médicos agora têm links online para ajudá-lo a se inscrever para uma consulta de tele saúde, mesmo para manutenção de rotina de saúde. Se você tiver problemas crônicos de saúde, ligue ou verifique online com seu profissional de saúde em breve – antes que a temporada de gripe e resfriado esteja em pleno andamento. Um médico pode rever seus medicamentos e doses de rotina, ajudar a garantir que você tenha um amplo suprimento em casa e também pode sugerir mais maneiras de reduzir o risco de adoecer, com base no seu histórico individual.
Além disso, familiarize-se agora, antes de adoecer, com o Coronavirus Self-Checker do CDC ou outras ferramentas de suporte on-line do seu sistema de saúde local, como a montada pela Johns Hopkins Medicine. Esses recursos podem ajudá-lo a diferenciar entre os sintomas e fornecer uma maneira de procurar e entrar em contato com os profissionais de saúde se você ainda não tiver um que gerencie rotineiramente seus cuidados.
Continue mantendo a distância social, usando uma máscara e lavando as mãos
É provável que vejamos um salto nos casos de coronavírus à medida que o tempo mais frio nos empurra juntos para dentro de casa por períodos mais longos. Esses fundamentos agora familiares de higiene pública serão ainda mais importantes nos próximos meses.
E enquanto o ar frio sozinho é suficiente para causar um nariz escorrendo, também pode ser um sintoma do resfriado comum, gripe ou COVID-19 — todas doenças respiratórias muito contagiosas. Então, embora usar uma máscara quando você tem um nariz escorrendo pode ser desconfortável, fazê-lo vai ajudá-lo a evitar que você espalhe o que você tem para as pessoas que você ama e vai ajudá-lo a protegê-lo de pegar doenças. Usar uma máscara pode ser ainda mais importante se você tiver alergias que fazem você espirrar — espirros propulsivos são definitivamente uma maneira do coronavírus se espalhar.
Quando os pacientes perguntam a Ortiz se eles podem ser co-infectados com o coronavírus e outro vírus como o vírus da gripe, ele diz “absolutamente” e lembra que embora possa se sentir mais difícil de respirar quando você tem uma doença respiratória superior e usar uma máscara, cobrir o nariz e a boca desta maneira “não causará problemas com a troca de ar”, mesmo para muitas pessoas com asma ou DPOC. Os portadores de máscaras, mesmo aqueles com resfriados na cabeça ou gripe, ainda podem obter muito oxigênio.
Preste atenção aos seus sintomas e conheça as bandeiras vermelhas
É útil acompanhar qualquer sintoma respiratório que você desenvolver à medida que eles começam ou mudam, para ajudar a distinguir os sinais de alergias de uma infecção. Mas não vá sozinho — verifique com o consultório do seu médico se você não tem certeza, para deixar o escritório também ajudá-lo a triar sintomas e decidir sobre um plano. E se você tem problemas médicos crônicos, especialmente doenças pulmonares, é importante procurar atendimento ao primeiro sinal de doença.
Como você sabe se o que você está experimentando é uma emergência? Alguns sintomas comuns de bandeira vermelha que sinalizam que você deve chamar 911 incluem dor súbita no peito ou pressão; nova confusão, uma mudança de consciência ou incapacidade de ficar acordado; ou qualquer sinal de falta de oxigênio (como lábios azuis ou roxos ou ofegante por ar).
Resumindo, não entre em pânico. Peça ajuda
Nunca hesite em procurar ajuda do seu provedor de atenção primária quando se trata de suas preocupações de saúde, não importa quão pequeno, porque ninguém é imune ao medo de ficar realmente doente. A comunidade médica se adaptou ao COVID-19, construindo mais maneiras para que os pacientes sejam informados e recebam orientação — e isso deve ser uma notícia bem-vinda, já que uma boa comunicação pode salvar vidas e nos facilitar nos próximos meses desafiadores.
Siga-nos no Facebook e Instagram para fotos exclusivas da Califórnia!
E marque suas fotos com #vocênacalifa e #cliqueinacalifa para ter a chance de ver sua foto publicada no Instagram da BDCiTV!