ColunistasMarcelo Aprile

4 dicas para investir em você

2 Mins read

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Agora que temos controle do nosso orçamento ( clique aqui para ler o artigo da semana passada ), vem a parte mais difícil. Vocês já aumentaram ao máximo sua renda e reduziram ao mínimo os gastos, mas agora eu preciso que vocês tenham como meta investir 20% de tudo que ganham por mês.

Calma! Construir leva tempo

Se você não investe nada hoje, não vai ser da noite para o dia que você vai chegar na meta. Comece com somente 5% e suba aos poucos até chegar lá.

Aproveite quando receber um aumento de salário e não faça o que a maioria faz. Se afaste da manada, não aumente seus gastos, aumente seus investimentos. Invista em você! Invista no seu futuro!

Segue abaixo um gráfico sobre juros compostos, veja que a curva começa a subir lentamente, mas com o tempo ela empina. Tenha paciência!

Meu objetivo com o “Quem Dera” é tentar mudar o pensamento das pessoas. É muito mais que escrever uma fórmula mágica ou indicar um ativo que vai subir 100%. Existem certos conceitos básicos que tem que estar claros na sua cabeça e vamos começar por um dos mais importantes.

Ricos têm ativos e pobres tem passivos 

Bens são divididos em duas categorias: ativos e passivo, mas a maioria não sabe distinguir os dois.

É muito simples: ativos colocam dinheiro no seu bolso e os passivos tiram dinheiro. Muitas pessoas acham que seu carro ou a casa em que moram são ativos, mas os dois são passivos. O carro é o mais óbvio, pois você gasta com gasolina, manutenção, documento e seguro, mas a casa é o que mais confunde as pessoas. 

Passivos disfarçados de ativos 

Se você mora na sua casa e paga imposto, seguro, manutenção, a sua casa tira dinheiro do seu bolso todo mês. A apreciação, que é o quanto a sua casa vale mais do que você pagou por ela, só conta quando você vender. 

Ativos são ações de boas empresas, títulos de renda fixa, publicações, patentes, entre outros. Imóveis são ativos somente se estiverem alugados pagando mais que os gastos em imposto, seguro e manutenção.

Agora que você sabe reconhecer bem o que é um ativo e um passivo, segue um dos maiores ensinamentos no mundo das finanças: ricos têm ativos e pobres tem passivos. 

Nem tudo que reluz é ouro

Existem pessoas que aparentam ser ricas, mas que na verdade são pobres.

Milionário não é quem ganha um milhão mas quem tem um milhão em ativos. 

Se você mora em uma mansão mas paga uma fortuna por ela todo mês, dirige um carrão mas paga uma parcela por ele todo mês, você não é rico! Entender bem esse conceito, é essencial para se alcançar a liberdade financeira!

Semana que vem, vamos falar de quanto você precisa investir para alcançar a liberdade financeira. Até lá, fique com esse video do Bruno Perini com 3 lições do livro “Pai Rico Pai Pobre”.

Related posts
ColunistasMarcelo Aprile

O monstro da inflação voltou!

3 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Em economia, a inflação é o aumento dos preços de bens e serviços. Quando o nível geral…
Anaumy MazzottiniColunistas

Não coloque culpa onde não existe

2 Mins read
Na vida, o senso de justiça envolve e direciona nossas ações dia após dia. Serve para dar diretrizes, trilhos dentro dos quais…
ColunistasEliana Barbosa

Dê sentido à sua vida

3 Mins read
Reflita comigo: você tem uma visão positiva ou negativa acerca da vida? Por exemplo, se eu lhe mostrar uma folha branca com…