LOS ANGELES, CA (BDCi News) — A NASA anunciou recentemente os quatro astronautas que fazem parte da histórica missão Artemis II, circulando a lua como parte de um esforço para um dia estabelecer uma base lunar para missões no espaço profundo.
O nativo do sul da Califórnia, Victor Glover, servirá como piloto na missão.
Glover nasceu em Pomona, estudou na Ontario High School e se formou na Cal Poly San Luis Obispo.
Ele falou sobre a missão e sua reação ao ser selecionado.
“Na verdade, fiquei chocado no começo”, lembrou Glover. “Fiquei sem palavras. Não consegui dizer nada. Mas me recompus e agradeci ao chefe e disse, ei, me coloque no treinador. Será uma honra e estou honrado.”
A primeira tripulação lunar em 50 anos – três americanos e um canadense – foi apresentada durante uma cerimônia em Houston, lar dos astronautas do país e do Controle da Missão.
“Esta é a tripulação da humanidade”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
Os quatro astronautas serão os primeiros a voar na cápsula Orion da NASA, lançada no topo de um foguete do Sistema de Lançamento Espacial do Centro Espacial Kennedy não antes do final de 2024. Eles não pousarão ou mesmo entrarão em órbita lunar, mas voarão ao redor da lua e seguirão direto de volta à Terra, um prelúdio para um pouso lunar de outros dois um ano depois.
Glover será acompanhado pelo comandante Reid Wiseman e pelos especialistas da missão Christina Hammock Koch e Jeremy Hansen. Glover, Wiseman e Koch são todos astronautas da NASA, enquanto Hansen está na Agência Espacial Canadense.
Glover se tornará a primeira pessoa negra a participar de uma missão lunar, enquanto Koch será a primeira mulher e Hansen o primeiro canadense.
Glover foi o primeiro de sua família a se formar na faculdade.