São Paulo–Dois táxis elétricos começam a circular na cidade de São Paulo a partir de segunda-feira (11). Os veículos, que não emitem poluentes e são abastecidos em tomadas de 220 volts, fazem parte de um programa piloto que irá avaliar a viabilidade desse tipo de automóvel no país.
Até outubro, mais oito Nissan Leaf serão incorporados à frota de “táxis verdes” da capital paulista. Com a missão de divulgar a tecnologia, os carros ficarão inicialmente localizados no ponto entre a avenida Paulista e a rua da Consolação.
Segundo a Adetax (Associação das Empresas de Táxis de Frota do Município de São Paulo), a corrida não terá tarifa diferenciada. A única restrição será quanto ao trajeto, que não poderá ultrapassar o míni-anel viário da cidade.
A preocupação deve-se ao fato de o carro elétrico ter menor autonomia que um modelo a gasolina, por exemplo. Uma recarga de oito horas permite ao Leaf rodar apenas cerca de 160 km.
Com preço unitário estimado em R$ 200 mil, o automóvel japonês foi cedido aos taxistas pela montadora, que planeja pleitear junto ao governo isenções de impostos para viabilizar a comercialização dos elétricos.