Site icon Califórnia – BDCi News – Califórnia

Tomate pode ser um item raro neste verão na Califórnia

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Ketchup, molho de espaguete, sopa de tomate e salsa, todos itens básicos da cozinha americana, podem estar em falta com preços mais altos neste verão, depois que chuvas recordes saturaram os campos de tomate da Califórnia.

Com o solo ainda muito úmido para o plantio, os agricultores adiaram o início da temporada em três semanas, o que pode se traduzir em uma escassez de itens à base de tomate neste verão, de acordo com agricultores individuais e a Associação de Produtores de Tomate da Califórnia.

As previsões mais terríveis vêm dos próprios agricultores, que dizem que alguns deles podem ser forçados a deixar o negócio de cultivo de tomate.

Para compensar uma estação de plantio mais curta, que geralmente dura 12 semanas, do final de fevereiro a maio, alguns produtores estão colocando mais sementes no solo do que o normal. Mas mesmo assim, pode ser tarde demais, disseram eles.

“Acho que ninguém está muito otimista sobre o que nossos rendimentos serão este ano”, disse Aaron Barcellos, um agricultor de quarta geração que possui a A-Bar Ag Enterprises em San Joaquin Valley, a principal região agrícola da Califórnia, que é apelidado de “tigela de salada da América”.

“Você pode definitivamente entrar em uma loja e não ver seu molho favorito”, disse ele. “Você pode ver preços aumentados para os consumidores de ketchup, salsas e outros produtos de tomate”.

Os cerca de 200 produtores de tomate do estado cultivam 95% dos tomates usados ​​em enlatados nos EUA, de acordo com a associação

Um total de 10,5 milhões de toneladas de tomate foram cultivadas na Califórnia no ano passado. A safra é colhida cerca de quatro meses após o plantio, e este ano os produtores foram projetados para produzir 12,4 milhões de toneladas, mas as expectativas caíram desde que as tempestades começaram.

“Acho que a maioria acredita que nossos rendimentos serão reduzidos este ano, mas o quanto realmente depende da Mãe Natureza”, disse Montna, estimando que até 1 milhão de toneladas de tomates podem ser perdidos. Outros previram que poderia ser mais.

Exit mobile version