LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Alguns chamam de teleféricos, outros de bondes, já em San Francisco o meio de transporte é conhecido como ‘Cable Cars’. Literalmente, são uma forma de carro ligados a cabos e posicionados sobre trilhos.
Os Cable Cars californianos passaram por um terremoto em 1906, que danificou a estrutura do transporte dos teleféricos de forma grave. Foram reativados posteriormente, mas em 1976, foi necessário desativá-os novamente por falta de segurança.
O sistema de teleféricos de San Francisco recebeu grande investimento do governo do estado e hoje funciona em condições perfeitas. No entanto, o sistema de Cable Cars como, nem sempre funcionou tão bem. Teve seu início na segunda metade do século XIX, e teve um sucesso absoluto durante muitas décadas.
Após o terremoto de 1906 foi necessária a desativação do transporte para a troca das partes danificadas. Contudo, os teleféricos voltaram a funcionar rapidamente.
Com o início do século XX e avanço de meios de transporte como os ônibus e metrôs, o sistema de bondes perde popularidade na cidade. O governo de San Francisco buscava alternativas para os cable cars, e chegaram a cogitar a extinção do sistema de transporte da cidade.
Com o anúncio da possibilidade, os cidadãos se manifestaram em defesa dos teleféricos e extinguiram a possibilidade da retirada dos cable cars. Após o movimento da população, foi realizado investimento de aproximadamente 60 milhões de dólares por parte do Estado da Califórnia.
Neste ano, o sistema de Cable Cars completa 150 anos e ainda é uma das atrações mais importantes da cidade. Os teleféricos transportam turistas e trabalhadores diariamente, sendo aproximadamente 45 carros que saem em horários alternados durante todo o dia.
Happy 150th anniversary to cable cars in @OnlyInSF!
Since 1873, cable cars have been a fun and reliable way to explore the city. Celebrate these legends by hopping on one during your next trip to San Francisco. 🚃
📷 loveletterstosf_ on IG pic.twitter.com/mpivyrLzcO
— Visit California (@VisitCA) March 28, 2023