Últimas Notícias

SP e RJ entre cidades mais poluidas do mundo.

2 Mins read

GENEBRA – (BDCi) – As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estao entre as 300 cidades mais poluidas do mundo.

O Rio de Janeiro, cidade que irá sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e parte dos jogos da Copa do Mundo de 2014, tem um índice de poluição do ar três vezes superior aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pior que o da cidade de São Paulo.

Em uma avaliação inédita com 1,1 mil cidades pelo mundo, a OMS alerta que as cidades de países emergentes são hoje não apenas as que mais se beneficiam de uma expansão econômica, mas também são as mais poluídas, seja no Brasil, Indonésia, Coreia, China ou Índia.

São Paulo, apesar de estar em uma situação melhor que a do Rio de Janeiro, não tem nada a comemorar. A capital paulistana tem um índice duas vezes superior às recomendações da OMS. No geral, o Brasil também tem uma média de poluição do ar duas vezes superior ao que estabelece a entidade mundial de saúde.

De 91 países avaliados, o Brasil é o 44° com maior índice médio de poluição do ar. Todo o Leste Europeu, apesar das acusações de ter uma indústria ainda obsoleta, herança da União Soviética, já apresenta taxas de poluição do ar mais adequadas que o Brasil. O Brasil é ainda hoje o nono país do mundo com maior número de mortes por problemas respiratórios.

A região metropolitana de São Paulo vem na 268ª posição no mundo, com uma taxa de 38 microgramas por metro cúbico. A taxa é quase duas vezes superior aos níveis recomendados pela OMS, mas está na mesma posição que Paris e Buenos Aires. São Paulo ainda é mais poluída que Caracas e Roma. Um paulistano respira quatro vezes mais partículas de poluição que alguém em Ottawa, Dublin ou na Finlândia.

O brasileiro Carlos Dora, coordenador do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, estima que um dos principais responsáveis por essas taxas é o transporte. Mas alerta que uma solução deve ser pensada de forma estratégica e adequada a cada cidade. “O problema da poluição não é isolado. Portanto, uma solução deve ser de uma constelação de medidas”, disse. Segundo ele, uma redução da poluição aos níveis aceitáveis pela OMS reduziria em 15% o número de mortes anuais na cidade carioca por problemas respiratórios.

No Brasil, as cidades de porte grande com melhor qualidade do ar são Curitiba, com uma taxa de 29 e equivalente a Londres e Belo Horizonte, que no ranking aparece como a metrópole brasileira melhor colocada, com um ar dentro dos limites que pede a OMS e na 615ª posição das mais poluídas. A cidade mineira de Ibirité tem uma taxa de poluição que sequer chega ao teto estabelecido pela OMS, assim como partes do interior de São Paulo. Os dados são baseados em 68 estações de captação do próprio País, mantidas em quatro estados brasileiros.

Os dados também mostram que são os moradores de países emergentes com fortes taxas de crescimento que mais são vítimas da poluição do ar. “Em muitas cidades, a poluição chega a níveis que ameaçam a saúde humana”, afirma Maria Neira. Grande parte das 1,3 milhão de mortes ocorre em países emergentes.

Por Janete Weinstein Fonte Organização Mundial da Saúde 26 de setembro, 2011

12:24 p.m. PDT

Related posts
Últimas Notícias

Marcelo D2: Turnê "Assim Tocam os meus Tambores" chega na Califórnia

1 Mins read
FacebookTwitterlinkedinPinterestGoogle+RedditMixTumblr LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) — O rapper brasileiro, Marcelo D2, iniciou sua turnê americana “Assim Tocam os meus Tambores”, em…
Últimas Notícias

Pesquisador da Califórnia morto a tiros no México

2 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Por quatro anos, Gabriel Trujillo da Califórnia, caminhou por toda a extensão dos Estados Unidos e…
Últimas Notícias

Conclusão do projeto de melhorias da Venice Blvd

2 Mins read
LOS ANGELES, CA (BDCi News) — A Venice Blvd recebeu do Departamento de Transporte de Los Angeles (LADOT), em colaboração com a…