Site icon Califórnia – BDCi News – Califórnia

San Diego se une para proteção aos imigrantes residentes pelo Título 42

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — Título 42, a polêmica política de fronteira que expulsou requerentes de asilo por mais de três anos deve terminar em 11 de maio. No entanto, pode parecer que não mudou muito.

Triste, comovente e trágico: foi assim que Scott Santarosa, padre da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, descreveu a situação na fronteira EUA-México agora.

“Realmente estamos aqui porque precisamos colocar nossa fé em ação”, disse o padre Santarosa.

No primeiro dia em que os requerentes de asilo puderam marcar consultas por meio de seus smartphones para solicitar proteção nos portos de entrada dos EUA, uma mãe de 22 anos e seus três filhos em Tijuana correram para tentar garantir seu próprio lugar na fila digital.

We joined 240 orgs in a letter urging the #Biden admin to not utilize immigrant detention on post-Title 42 migrants. Detention not only places the US at odds against int’l norms & treaty obligations but it leads to mental & physical harm & endangers lives. https://t.co/TmkHBgI4XK

— Human Rights First (@humanrights1st) May 8, 2023

Mais de três meses depois, ela e milhares de outros requerentes de asilo que aguardam no México ainda estão tentando.

Embora a política da era pandêmica que criou esse processo de nomeação por smartphone – Título 42 – deva terminar na quinta-feira, as experiências dos solicitantes de asilo provavelmente não mudarão tão cedo.

“Oramos por uma reforma justa e humana da imigração dentro das paredes de nossa igreja, mas sinto que temos a obrigação de colocar nossa fé em ação e colocar nossos corpos onde estão nossos corações e nossos corações estão aqui com os migrantes – com pessoas que buscam asilo. Depois de ouvir suas histórias, seu coração se comove”, disse o padre Santarosa.

O Título 42 é uma política da era COVID implementada durante a pandemia.

Os defensores da política dizem que ela ajuda a controlar a imigração na fronteira EUA-México.

As orações acontecem no momento em que as pessoas enfrentam ainda mais perigos perto da fronteira.

Há uma investigação em andamento para saber se foi um acidente ou intencional.

Padre Santarosa chamou de situação trágica.

“É simplesmente horrível e é mais uma razão pela qual temos que estar aqui hoje. Quando planejamos este evento, não tínhamos ideia de que isso aconteceria e o fato de ter acontecido torna ainda mais importante colocarmos nossos corpos para fora aqui e rezar pelo nosso país, para que realmente tenhamos um coração que não vai demonizar o migrante”, disse padre Santarosa.

Enquanto as pessoas procuram respostas nos dias que antecedem o fim do Título 42, o padre Santarosa disse que espera que todos se unam para encontrar uma solução.

“Esperamos que nossa pequena gota no balde repercuta e cause algo maior”, disse padre Santarosa

A Human Rights First documentou mais de 13.400 ataques violentos contra requerentes de asilo presos no México por causa do Título 42 durante os primeiros dois anos do governo Biden no cargo.

Exit mobile version