LOS ANGELES, CA (BDCi News) — San Diego saiu em um relatório de dados recente do Bureau of Labor Statistics dos EUA que classificou a cidade como a segunda do país com a maior taxa de inflação.
Philip Watkinson é marido e pai de uma família de cinco pessoas, mas provedor de uma família de três pessoas de renda média.
“Somos uma família que compartilha. Gostamos de compartilhar nossa mesa com todos e temos uma casa aberta para visitantes o tempo todo”, disse Watkinson.
No entanto, ele disse que o aumento dos custos de certos itens alimentares tornou mais difícil convidar outras pessoas para sua mesa.
San Diego County in particular made the list. See where we rank:https://t.co/oHbk6bAa8L
— NBC 7 San Diego (@nbcsandiego) June 14, 2023
“Nós nos encontramos basicamente comprando o absolutamente essencial durante o mês para nos manter em movimento”, disse Watkinson.
É uma realidade que soa verdadeira para muitas famílias de San Diegan. Os mantimentos não são a única área do orçamento de Watkinsons afetada pelos custos crescentes.
“A hipoteca, o aluguel do espaço, que é outro aspecto para as comunidades 55+, aumentou significativamente devido à inflação”, disse ele.
Watkinson disse que as taxas de inflação também aumentaram o custo do seguro residencial e dos impostos sobre a propriedade. Ele disse que manter as luzes acesas em sua casa também aumenta a lista de custos crescentes.
Especialistas econômicos como o professor Alan Gin, da Universidade de San Diego, disseram que os preços da habitação e da eletricidade contribuíram para o aumento dos custos.
“Os preços da habitação subiram mais de 10% em comparação com o ano anterior e, em seguida, os preços da eletricidade subiram 16%. Portanto, esses foram os principais contribuintes para a inflação em San Diego”, disse Gin.
Então, o que está levando as taxas de inflação a serem mais altas em San Diego do que em qualquer outro lugar do país, além de Tampa Bay? Gin disse que San Diego é um lugar desejável para se viver.
“Para as pessoas que querem deixar a Bay Area ou Los Angeles, mas querem ficar na Califórnia, San Diego é um local para o qual estão vindo”, disse Gin.
Ele acrescentou, no entanto, que está otimista com o futuro da economia.
“Portanto, há algumas previsões de que a economia vai desacelerar no próximo ano e, se isso acontecer, ajudará a reduzir a pressão sobre os preços e fará com que a inflação diminua ainda mais”, disse Gin. “Certamente agora , também podemos esperar uma facilidade quando se trata de alimentos, energia e utilidades também.”
Esta é uma notícia que dá grande alívio às famílias de San Diegan, como os Watkinsons, ao considerarem economizar para o futuro.
“Sabe, você cria seu orçamento para o mês e, em seguida, vê esses incrementos acontecerem em diferentes áreas do seu orçamento e, portanto, qualquer tentativa de economizar ou guardar para a aposentadoria é reduzida por causa disso”, disse Watkinson.
Enquanto San Diego registrou a segunda maior taxa de inflação para uma cidade do país – o primeiro lugar foi para Tampa, Flórida, com 7,3% ano a ano.