LOS ANGELES, CA (BDCi News) — As tão glamurosas salas de teatro da meca do entretenimento estão perdendo espaço na cidade dos anjos.
Pós pandemia, a cidade havia perdido uma grande parte de sua força vital: o teatro independente .
Como o entretenimento é a maior indústria da cidade, o setor de teatro independente se tornou fraco em LA.
Esta é a cidade que já ostentou saídas para qualquer tipo de filme. Agora, parece que LA está falhando em sua promessa, com os teatros deixando um buraco em Los Angeles.
Dois anos após a grande reabertura das portas dos cinemas, as salas de cinema independente estão fechando as portas ou nem conseguem reabri-las, deixando um buraco em Los Angeles. Mas uma nova onda de programas de base dá alguma esperança.
Ted Mundorff, ex-presidente e COO da Arclight e Landmark Theatres, diz que o fechamento dessas duas cadeias é uma das principais razões para o enfraquecimento da cultura artística de LA. “Eles lançaram filmes dos quais talvez nunca tivéssemos ouvido falar”, explica ele. “Eles elevaram a cena do cinema independente em Los Angeles.”
“Estamos operando com a ideia de que este é um negócio em redesenvolvimento que precisa se reconectar com o público”, disse ele à LAMag. “Este foi um negócio que esteve fechado durante um ano e não teve uma oportunidade para se reagrupar. Quando um atleta se machuca, ele tem a oportunidade de recuperar sua forma.”
O problema na infraestrutura e o layout da cidade também estão contribuindo para as fachadas dos teatros moribundos. O número de cinema de arte já é pequeno o suficiente; a geografia extensa de Los Angeles muitas vezes torna uma tarefa chata chegar ao único cinema exibindo um filme de arte que se deseja assistir.
“O fato de tantos cinemas terem fechado dificultou as coisas para o público. Muitos pontos de acesso foram retirados”, afirma Maggie Mackay, diretora executiva da principal locadora de vídeo de Los Angeles, a Vidiots. Planejando sua reabertura em apenas alguns meses após o fechamento de sua locação em Santa Monica em fevereiro de 2017 devido ao baixo número de aluguéis, sua nova locação em Eagle Rock virá equipada com um teatro com capacidade para 250 pessoas, um microcinema flexível com 35 lugares e um bar para exibições com curadoria, retrospectivas e uma variedade de eventos de cinema.
Micah Gottlieb, programador do Mezzanine – uma série de filmes independentes operando em 2220 Arts + Archives na histórica Filipinotown – mantém uma visão otimista sobre o futuro do cinema de arte em Los Angeles em face do streaming. “Não importa o quão bom seja o streaming, as pessoas sempre vão querer um motivo para sair de casa”, afirma Gottlieb. “E é papel dos curadores, programadores, distribuidores e expositores atingir esses públicos e fazer esse trabalho de engajamento do público. Porque acho que sem isso, eles não vão ver resultados melhores. Ninguém está fazendo filmes apenas para que as pessoas possam assisti-los em casa. [Os cineastas] querem ter essa experiência de tela grande.”