LOS ANGELES, CA (BDCi) — A Universidade de Berkeley, na Califórnia, está envolvida em diversos projetos inovadores que visam a redução de resíduos. Alunos e professores atuam juntos para terem um campus e uma cidade mais verde.
Estudantes detêm o título nacional da Recicle Mania
Berkeley tem defendido com sucesso o seu título na competição nacional de desvio de resíduos, a RecycleMania. Pela segunda vez, tiveram a maior taxa de desvio de resíduos (93%) em 8 de março de 2014, durante o jogo de basquete masculino, em casa, contra a Universidade do Colorado. Para ajudar a motivar a multidão, durante o intervalo do jogo houve uma competição de reciclagem na quadra, com distribuição de prêmios doados por Cal Dining.
Novo programa incentiva os alunos a serem “verdes”
“Ser verde! A página da web da universidade destaca diversas formas de reciclagem para que os alunos aprendam a reutilizar todos os seus bens, desde roupas a eletrônicos, móveis, bicicletas e muito mais. Combinando os recursos da Universidade de Berkeley e da cidade de Berkeley, o programa visa diminuir os efeitos do lixo ilegal perto do campus e os efeitos ambientais que o acompanham.
Novo campus de reciclagem de latas de lixo
Em 2009, o desejo de melhorar a coleta de resíduos se tornou uma necessidade no campus. Latas de lixo ultrapassadas em suas finalidades, passaram a ser um problema para os funcionários, pois ocorriam acidentes de trabalho durante a coleta de lixo.
Theron Klos, gerente da área, encabeça a iniciativa de Berkeley criar sua própria solução. Buscando ajuda da comunidade de sustentabilidade, design ambiental e estudantes, projetou uma lata de lixo impermeável, resistente a pragas, mais segura e durável. Com a primeira instalação dos novos escaninhos, o campus deu um passo à frente para atingir resíduos zero até 2020.
E você, recicla o seu lixo? Conte pra gente.
Matéria de Janete Weinstein e Sabrina Castilhos. Siga-nos no facebook e instagram para fotos exclusivas da Califórnia.