Todos nós temos amigos; alguns os conhecem durante toda a vida, enquanto outros apenas nos acompanham por um curto período de tempo. A amizade é um recurso imenso; com amigos podemos nos expressar livremente, trocamos ideias, emoções, impressões e a comparação nos faz crescer. Em momentos difíceis, um amigo é uma tábua de salvação! E tudo isso só pode ser bom.
Tudo é sempre perfeito com os amigos?
Como todas as coisas, às vezes algo mais está escondido atrás de um comportamento e a amizade não é exceção. Também pode acontecer que o relacionamento com os amigos se torne uma ocasião de aborrecimento. Isso acontece quando o relacionamento vai para o caminho errado. Por exemplo, quando estamos lidando com pessoas a quem estamos ligados, mas que se aproveitam desse vínculo para despejar seus problemas, suas frustrações sobre nós, quando se aproveitam de nossa bondade de espírito…
Amigos para ficar longe
Aristóteles disse: “Você decide rapidamente ser amigo, mas a amizade é um fruto que amadurece lentamente”.
A verdadeira amizade nunca é dada como certa; é sempre aconselhável tirar um momento para analisar se, de fato, estamos cercados de amigos verdadeiros ou não.
Devemos aceitar o fato de que existem muitas pessoas das quais é melhor ficar longe se quisermos ter uma vida melhor.
Se por um lado há amigos, os verdadeiros é claro, a quem você pode confiar tudo (até as coisas mais íntimas) e pedir ajuda ou até apoio moral, por outro não há inimigos, mas ainda pior: falsos amigos, ou seja, aqueles que se dizem pessoas honestas e confiáveis, mas que provam, ao longo do tempo, exatamente o contrário.
Leia com atenção! Você não poderá considerar um verdadeiro amigo ou um verdadeiro amigo quem:
- Ele só considera você quando não tem mais ninguém disponível
- Constantemente tente fazer coisas que você não quer fazer;
- Ele só se aproxima de você quando você tem que se perguntar alguma coisa;
- Ele vê você como uma forma de entretenimento, às suas custas.
Ame o seu próximo… com cautela. Porque certas pessoas podem agregar valor à nossa vida, mas também envenená-la, e é melhor saber reconhecê-las. Vejamos especificamente algumas categorias de pessoas que podem minar sua serenidade se você não as afastar a tempo.
Os críticos negativos
É normal receber críticas de um amigo de vez em quando… independentemente de serem negativas ou positivas. Mas tudo tem um limite! Quando ele exagera nas críticas, você não pode mais considerá-lo um verdadeiro amigo. Portanto, se ele sempre tem um motivo para criticar o que você faz, o que você diz ou a maneira como você age, você deve demiti-lo imediatamente!
Por que você tem que se afastar?
É bom saber que quando alguém não está feliz com sua vida, não está satisfeito com o que faz ou sente que falhou, tende, inconscientemente, a colocar os outros no mesmo barco. São pessoas que te impedem de crescer e alcançar seus objetivos, pessoas que prejudicam sua autoestima e a dos que estão ao seu redor. Infelizmente, as pessoas que são propensas a críticas tendem a ser muito cruéis e não se importam em machucar ou não os outros.
Os manipuladores
O manipulador também é uma pessoa da qual se deve manter distância; ele nunca pode se tornar um verdadeiro amigo. O manipulador é muito hábil em fazer você fazer o que ele quer… e ele usa todos os enganos imagináveis para fazer isso. É sorrateiro; não deixa claro suas intenções. Simplesmente, ele é adepto de manipular suas emoções para fazer você se sentir culpado ou responsável por algo desagradável. Encontre terreno fértil em pessoas empáticas, gentis e sensíveis, porque ele as vê quase como pessoas mais fracas.
Por que você tem que se afastar?
O manipulador sempre o impedirá de alcançar seus objetivos, porque ele o manterá ocupado alcançando os dele. É por isso que você tem que se afastar dele o quanto antes ou, pelo menos, manter distância dele.
Os mentirosos
Todos mentimos, ninguém está imune a isso, mas quando a pessoa que você considera seu amigo mente com frequência, obviamente não o respeita. Todos nós dissemos mentiras em nossas vidas, mas mentirosos patológicos, ou seja, aquelas pessoas que criam um mundo de mentiras, são pessoas que devem ser evitadas.
Por que você tem que se afastar?
O mentiroso tende a ter problemas para identificar a quantidade e a gravidade de suas mentiras; mais cedo ou mais tarde ele irá machucá-lo e o fará plenamente consciente do que está fazendo. Você não é importante para ele e ele não tem empatia por você, porque ele está muito focado em manter sua autoestima alta. E se é tão fácil para o mentiroso distorcer a realidade, não é estranho pensar que ele poderia te envolver em suas mentiras e te causar problemas.
Os pessimistas
Quem vai com o coxo aprende a mancar. Isso pode nem sempre ser verdade, mas certamente aprendemos muito por imitação. Este sistema de aprendizagem é muito mais forte do que podemos imaginar.
Por esta razão, é melhor ficar longe do pessimista, porque ele se mostrará um vampiro de energia e tirará a energia de você! O pessimista vê o mundo pintado de cinza, pensa que os que o cercam estão conspirando contra ele.
O pessimista dá mais peso às suas emoções negativas, acha difícil em tudo e acredita que até os pequenos problemas da vida cotidiana são insuperáveis.
Por que você tem que se afastar?
O pessimista sempre terá uma opinião a expressar que o levará a considerar o pior cenário possível. O pior é que os amigos pessimistas são os que dão origem às piores situações. O pessimista não se importa com as milhares de soluções possíveis, pois para ele sempre haverá problemas. Namorar um pessimista é realmente cansativo. Não permitirá que você cresça e aspire a algo mais elevado
Pessoas falsas
O amigo sorrateiro pode se tornar muito cruel; sempre encontra uma desculpa para não ter que dar nada. Não estou falando apenas de recursos materiais ou econômicos. Ele simplesmente não tem intenção de ajudar os outros.
São pessoas que muitas vezes não procuram amigos, mas súditos. Talvez por uma sensação de profunda insegurança, eles sempre sentem a necessidade de se destacar e se impor aos outros. Para se sentirem bem, eles devem se sentir melhores que os outros e, acima de tudo, devem ser os “líderes” do grupo.
Por que você tem que se afastar?
O amigo sorrateiro é pior que o amigo egoísta porque age pelas suas costas. Muito provavelmente ele falará mal dos outros na sua presença, mas falará mal de você com os outros, na sua ausência. Ele é o típico amigo que adora sair com você, talvez por conveniência própria!
Talvez você seja o Plano B, e se encontrarem coisas melhores para fazer, desista da sua empresa por “algo melhor”. Se este for o caso, é bom terminar as relações o mais rápido possível.
Os fofoqueiros
A fofoca está presente em todos os contextos em que vivemos, mas nem todas as fofocas são iguais e nem todas são prejudiciais. No entanto, a fofoca crônica é realmente prejudicial; disfarçado de cordeiro, com sua língua bifurcada se alimenta de comentários e fofocas, como se fossem fonte de vida.
Tem a chamada “mentalidade de manada”, capaz de encontrar prazer nas mazelas ou infortúnios dos outros, tanto que conspira às suas costas.
Na verdade, o amigo fofoqueiro sussurra tudo, até quantas vezes por dia você toma banho, assim que você se vira, ele começa a espalhar as notícias que você acabou de lhe dar para que elas se espalhem visivelmente e se tornem conhecimento global.
Por que você tem que se afastar?
O amigo fofoqueiro pode representar uma ameaça à sua serenidade; em nenhum momento pode arruinar sua reputação. Pode até causar problemas ou antagonizar os outros sem motivo.
LEMBRE-SE…
Terminar uma amizade nunca é fácil. No entanto, se esse relacionamento prejudica a SUA autoestima e faz você questionar suas habilidades, é preciso fazer uma observação. Colocar suas necessidades em primeiro lugar e terminar a amizade pode ser a maneira ideal de ser seu melhor amigo. O principal problema pode ser a solidão.
Não veja isso como um castigo, mas como uma oportunidade de abrir espaço para outras pessoas em sua vida. O que importa não é retrair-se em si mesmo, mas encontrar forças para enfrentar o mundo. E eu, caro amigo leitor ou leitora, desejo sinceramente que você se abra para o mundo para não perder sua verdadeira essência.
Se você gosta do meu conteúdo, pode me seguir no meu perfil do Instagram
Você pode nos seguir na página Oficial @oqprecisasaber