Site icon Califórnia – BDCi News – Califórnia

Newsom propõe emenda constitucional na Califórnia

LOS ANGELES, CA (BDCi News) — O governador da Califórnia, Gavin Newsom, propôs na quinta-feira uma 28ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos no que ele descreve como um esforço para acabar com a crise de violência armada nos Estados Unidos.

“O lobby das armas diz que não podemos parar a carnificina que a América agora experimenta todos os dias sem violar a 2ª Emenda – que pensamentos e orações são o melhor que podemos fazer… isso é mentira”, disse Newsom em um comunicado.

A emenda “consagra permanentemente” quatro medidas de armas que Newsom afirma ter amplo apoio.

Isso inclui aumentar a idade mínima para comprar uma arma de fogo para 21 anos. “Porque se você não pode comprar uma cerveja, não deveria poder comprar uma arma”, disse Newsom em um vídeo postado no YouTube . 

Também exigiria verificações universais de antecedentes, instituir períodos de espera “razoáveis” para todas as compras de armas e proibir civis de comprar fuzis de assalto.

“Essas armas de guerra que nossos pais fundadores nunca previram”, disse Newsom.

Uma emenda constitucional exige uma maioria de dois terços dos votos na Câmara dos Representantes e no Senado dos EUA, ou por uma convenção constitucional convocada por dois terços das legislaturas estaduais, afirma o site do Arquivo Nacional .

A emenda deve então ser ratificada por três quartos das legislaturas estaduais ou três quartos das convenções convocadas em cada estado para ratificação.

O governador pediu aos apoiadores que acessem o site CampaignFordemocracy.com para assinar uma petição.

A proposta de Newsom certamente enfrentará forte oposição de conservadores e defensores dos direitos das armas.

Com os republicanos atualmente no controle da Câmara e os democratas com uma pequena maioria no Senado, praticamente não há chance de a emenda ser aprovada neste congresso.

Exit mobile version