Los Angeles, CA (BDCi) — Eddie Van Halen, o guitarrista e compositor que ajudou a dar nome e som à banda de rock de rádio Van Halen, morreu na terça-feira após uma batalha contra o câncer. Ele tinha 65 anos.
Sua morte foi anunciada por seu filho, Wolf Van Halen, no Twitter.
“Não posso acreditar que estou tendo que escrever isso”, dizia a declaração, “mas meu pai, Edward Lodewijk Van Halen, perdeu sua longa e árdua batalha contra o câncer esta manhã. Ele foi o melhor pai que eu poderia pedir para. Cada momento que eu compartilhei com ele dentro e fora do palco foi um presente. “
Uma curiosidade sobre Eddie, é que por ser filhos de imigrantes e sua mãe ser da Indonésia , ficou inicialmente conhecido como o querido roqueiro asiático. Quando chegaram na Califórnia sua família so falava holandês, e com isso na escola ele e seu irmão foram colocados em um classe de aula predominate de estudantes negros, os quais os defenderam de bullies durante seu primeiro grau.
Van Halen
Em uma banda conhecida por sua instabilidade – devido em parte a um elenco rotativo de cantores principais que incluem mais notavelmente David Lee Roth e Sammy Hagar – Eddie e seu irmão Alex permaneceram constantes, aparecendo em 12 álbuns de estúdio que duraram cinco décadas e vendeu dezenas de milhões de cópias.
Não importa o cantor, o som alto da guitarra de Eddie – pesado nas batidas, com as duas mãos no braço do instrumento – era profundamente influente, mas também difícil de imitar. Ele cresceu obcecado por Eric Clapton, apenas para ele mesmo se tornar uma estrela guia para gerações de guitarristas.
Em 1972, com Alex na bateria, Ele formou a banda que se tornaria o Van Halen. Em 1974, tinha a formação que o tornaria um dos maiores grupos da história do rock: os dois irmãos nascidos na Holanda, mais o baixista Michael Anthony e o cantor David Lee Roth. A partir daí, o guitarrista ficou no centro de uma era – mas inconfundivelmente volátil – rolo compressor do rock and roll.
Ao longo do final dos anos 70 e início dos anos 80, a banda tornou-se cada vez mais bem-sucedido. Sucessos iniciais como “Dance the Night Away” de 1979 eventualmente deram lugar ao best-seller 1984 – o sexto álbum da banda – que gerou o topo das paradas “Jump”, bem como sucessos extravagantes como “Panama” e “Hot for Teacher . ” Alcançando a segunda posição na parada de álbuns da Billboard, 1984 foi detido apenas por Thriller de Michael Jackson, cujo icônico “Beat It” acabou apresentando um solo de guitarra de Eddie.
Mas o sucesso de 1984 apenas intensificou as tensões entre os irmãos Van Halen e David Lee Roth, que deixou a banda em 1985 para uma carreira solo que capitalizou em sua personalidade alegre e descomunal. Os membros restantes da banda se reagruparam em torno do ex-vocalista do Montrose Sammy Hagar, que ajudou o grupo a liderar as paradas com seus próximos quatro álbuns: 5150 (1986), OU812 (1988), For Unlawful Carnal Knowledge (1991) e Balance (1995).
A partir daí, a produção da banda desacelerou. Hagar deixou o grupo em 1996, citando diferenças criativas, que levaram Roth a retornar brevemente – apenas para dar lugar ao ex-vocalista do Extreme Gary Cherone, cujo único álbum com Van Halen (Van Halen III de 1998) foi uma decepção comercial e crítica. Hagar e Roth voltaram ao grupo em vários pontos desde então, com o último presidindo o álbum final do Van Halen, 2012’s A Different Kind of Truth.
Há muito conhecido por sua reclusão, Eddie lutou contra uma variedade de problemas de saúde nos últimos anos, incluindo uma cirurgia de prótese de quadril em 1999, uma luta contra o câncer de língua no início dos anos 2000, uma história de abuso de drogas e álcool que o levou a entrar em um centro de reabilitação em 2007 e cirurgia para diverticulite em 2012.
Embora o guitarrista frequentemente tivesse relacionamentos contenciosos com colegas de banda – particularmente Roth e Hagar, cada um dos quais o criticava fortemente em livros e entrevistas – Eddie permaneceu extremamente próximo da família. Além de uma relação de trabalho ao longo da vida com seu irmão Alex, ele incansavelmente defendeu seu filho Wolf, que se juntou ao Van Halen como baixista após a saída de Michael Anthony em 2006.
O Van Halen foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2007.