LOS ANGELES, CA (BDCi NEWS) — O estado da Califórnia expandiu os requisitos de elegibilidade para o Medi-Cal, que removerá as barreiras de acesso aos cuidados de saúde para mais de 293.000 pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.
Esses benefícios podem incluir planos odontológicos, cobertura de correção de visão para exames e óculos, benefícios adicionais de podologia, exames de audição, aparelhos auditivos e acessórios e transporte de e para consultas médicas.
Antes da expansão, os imigrantes de baixa renda sem status legal só se qualificavam para serviços limitados de Medi-Cal que cobriam pronto-socorro e atendimento relacionado à gravidez.
Entendendo o Medi-Cal
Medi-Cal, o programa de cobertura de saúde do estado para californianos de baixa renda, estará disponível para qualquer pessoa com mais de 50 anos, independentemente do status de imigração.
A medida é um alívio para as famílias imigrantes de baixa renda que não precisam mais se preocupar com os altos custos do próprio bolso ou se têm acesso fácil a um médico, disse Maribel Cruz, diretora de comunicações da Long Beach Immigrant Rights Coalition.
A crescente necessidade de expansão ficou clara durante a pandemia de COVID-19 que varreu e afetou desproporcionalmente as comunidades latinas, disse Cruz.
Imigrantes ilegais também terão acesso
Embora a expansão tenha como objetivo fornecer às comunidades imigrantes de baixa renda o alívio e a assistência muito necessários, os moradores locais dizem que a comunidade é cautelosa em fornecer suas informações pessoais às agências governamentais por medo de que suas informações sejam entregues à imigração.
“As pessoas indocumentadas em nossa comunidade podem não ter segurança no emprego, benefícios e acho que é por isso que estão com medo porque podem perder tudo”, disse Jesus Esparza, president of the Washington Neighborhood Association.
Atualmente, há uma lacuna na cobertura de assistência médica para cerca de 700 mil adultos com idades entre 26 e 49 anos sem status de imigração satisfatório, e o governador Gavin Newsom delineou um plano no orçamento estadual de 2022-23 para propor a extensão da cobertura Medi-Cal para todas as idades, dando um passo em direção ao objetivo de saúde universal.
“Esta ação reflete nossa convicção fundamental de que todos os californianos merecem cuidados de saúde de qualidade”, disse Michelle Baass, diretora do Departamento de Serviços de Saúde.