Tempos atrás, trocando ideias sobre diferenças culturais com uma amiga brasileira que mora em Los Angeles, casada com um norte-americano, tive uma inspiração para escrever sobre dois de nossos medos mais secretos – do fracasso e do sucesso.
Depois de passar uma temporada com minha família nos Estados Unidos, em 2008, comecei a perceber o quanto estar em contato com a cultura norte-americana influencia os brasileiros à coragem de se desenvolver como pessoas e como profissionais.
De maneira geral, os americanos são criados para o sucesso, já crescem com a noção da necessidade de independência emocional e financeira o mais cedo possível e, a meu ver, isso é bastante positivo. E por não serem tão “mimados”, entendem que o fracasso e suas lições fazem parte da vida.
Muitos que só vêem os norte-americanos superficialmente vão dizer que eles são materialistas e por isso que só pensam em trabalhar e vencer. Mas, o que vejo é que eles aprendem, desde pequenos, que fomos criados por Deus para a felicidade e para a prosperidade.
E eu concordo plenamente com eles – não nascemos para sofrer, para viver na miséria e com sentimentos de rancor e culpa. Nascemos para ser livres e prósperos e, como eles mesmos aplicam em suas vidas, para usar nossa felicidade em forma de generosidade, compartilhando o nosso melhor com aqueles que ainda não se encontraram com sua essência.
Você já percebeu como o medo do fracasso pode ter lhe sabotado muitas conquistas?
Preste atenção: quantas vezes você deixou de solicitar alguma coisa só porque tinha medo de ouvir um “não” como resposta? Alguma vez você deixou passar a chance de fazer uma declaração de amor porque pensou que poderia ser rejeitado? E se não fosse? E aquela idéia brilhante que você teve um dia, mas por medo de não conseguir implementá-la, nem sequer a colocou como meta futura e hoje, tempos depois, a vê realizada por outra pessoa mais corajosa? Pense nisso! Sempre é tempo de fazer algo por você mesmo! Afinal, a verdade é que só você poderá realizar seus sonhos, ninguém mais!!!
Nós, brasileiros, além desse pânico em relação ao fracasso, ainda temos muito medo da felicidade e do sucesso, e de toda a responsabilidade que eles nos trazem. Por isso, vejo tanta gente com um potencial luminoso escondida em uma angústia inexplicável, sem coragem de mostrar ao mundo a sua própria finalidade de existir – fazer o melhor pela evolução desse Planeta, dar oportunidade de crescimento aos outros, descobrir a cura das doenças, ensinar o que sabe fazer tão bem, fazer a diferença na vida de muitos.
Sabendo disso, lanço-lhe um desafio: faça um mergulho dentro dos pensamentos desse ser fabuloso que é VOCÊ e descubra, agora mesmo, o que você tem pensado e feito da sua vida, e se estes dois medos paralisantes – do fracasso e do sucesso – ainda estão imperando na sua mente.
Como resolver isso? Fazendo o que tem que ser feito, apesar destes seus maiores inimigos – os medos. Só depende da sua coragem e eu sei que você a tem: coragem para ver cada fracasso como uma experiência valiosa e ver o sucesso como uma missão abençoada de transformar beneficamente o mundo em que você vive!
Eliana Barbosa é life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de vários livros no campo do autodesenvolvimento, apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos.
Conheça melhor as suas atividades profissionais no site www.elianabarbosa.com.br
Contato: eliana@elianabarbosa.com.br
Fique conectado com a BDCi para dicas sobre o lifestyle da Califa e muito mais.
Aproveite e siga-nos em nossas redes sociais Instagram e Facebook.