WASHINGTON, DC (BDCi) – A isenção de visto para entrada de brasileiros no Estados Unidos foi um dos tópicos discutidos pelos presidentes Obama e Dilma nesta última semana em Washington DC.
Ainda não há prazo para que o Brasil faça parte dos cerca de 30 países do Global Waiver (localidades com dispensa de visto norte-americano). Segundo o ministro-conselheiro dos Estados Unidos, Todd Chapamn, ainda é necessário “muita conversa” para que os brasileiros sejam isentos do visto.
Há um interesse de continuar o diálogo para facilitar a emissão de vistos e discutir os requerimentos necessários para que eventualmente o Brasil chegue a participar desse processo de isenção, mas não há prazo!
Durante o evento “Oportunidades de Turismo nos EUA”, que ocorre hoje (16) na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ministro do Interior dos Estados Unidos destacou os esforços do país para facilitar a entrada dos brasileiros. “Queremos tornar mais fácil a obtenção do visto. Reconhecemos que quando você tem que esperar de três a quatro meses para conseguir o visto, isso acaba sendo um grande impedimento para a viagem.”
Salazar ratificou a abertura de mais dois consulados norte-americanos no Brasil: em Porto Alegre e em Belo Horizonte. Atualmente, há consulados norte-americanos em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Recife.
O ministro do Interior dos EUA também destacou a liberação de brasileiros da entrevista individual para obtenção do visto. Menores de 15 anos e idosos não precisam mais passar por esse processo.
Por Janete Weinstein
Fonte The Miami Herold e UOL
Foto thegateawaypundit.com
16 de abril de 2012
9:55 a.m. PST