LOS ANGELES, CA (BDCi) — Brasileiros que vivem no exterior também são obrigados a apresentar informações ao Fisco, especialmente se ainda têm vínculos com seu país de origem. Mesmo que seus ganhos tenham origem em outra nação, é comum manter imóveis, ganhos de capital, dividendos, bens financeiros e contas bancárias no Brasil. A Legislação dos EUA permite dedução de imposto de expatriados que recebem recursos do Brasil.
Segundo Ricardo Coutinho, da RC Business especialista em contabilidade de pessoas físicas e jurídicas, além de vários outros serviços, “Todo imigrante, independente de seu estado imigratório deve declarar seu imposto de renda. A declaração significa a vida “em dia” com o IRS. A declaração ajuda os imigrantes no processo de regularização, pois demonstra que o imigrante que vive aqui está participando ativamente da economia americana e não sendo um peso a mais para o sistema social.”
Quem reside legalmente fora do Brasil – precisa apresentar à Receita a Declaração de Saída Definitiva do País, até o último dia de abril do ano-calendário seguinte ao da saída. Esta declaração substitui a do IR no Brasil e desobriga o expatriado de preenchê-la enquanto permanecer no exterior. Aqueles que saírem do país permanentemente sem apresentar a Declaração de Saída no primeiro ano de sua ausência ainda será considerado residente do Brasil, e estará obrigado a prestar contas com o fisco. Brasileiros nesta situação devem entregar a declaração no mesmo prazo que qualquer cidadão: até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 30 de abril.
COMO DECLARAR NOS EUA
Brasileiros que morem nos EUA devem prestar atenção às rígidas regras para declarar o Imposto de Renda à IRS (Internal Revenue Service), a Receita Federal americana. A data para entrega do IR no país, referente ao ano-calendário anterior, termina no dia 15 de abril do ano seguinte.
O prazo dado pelo IRS é mais flexível. “O contribuinte que, por algum motivo, não conseguir entregar a declaração até o prazo estipulado poderá preencher um formulário ‘pedido de extensão’, onde informa o porquê da necessidade do adiamento”, explica o especialista americano Eugene Orias.
DICA: Para preencher a declaração seus impostos nos EUA, não é preciso ter um contador, hoje em dia há vários softwares que ajudam a fazer o preenchimento e até mesmo o envio eletrônico. Porém todo cuidado é pouco, pois a pessoa que irá preparar o imposto deve conhecer a legislação em vigor, bem como direitos e deveres do contribuinte para que não incorra em multas e desagrados com a receita norte-americana como, por exemplo, auditorias.
Lista de escritórios brasileiros em Los Angeles que podem auxiliar no preenchimento do imposto de renda:
RC Business
8484 Wilshire Blvd., Suite 745
Beverly Hills, CA 902113235
Phone: (323) 651-2185
Email: rcoutinho@rcbusiness-services.com
Web: www.rcbusiness-services.com