Flórida (BDCi) – Uma das mais antigas árvores do mundo, um cipreste com 3.500 anos, foi destruído em um incêndio misterioso nesta segunda-feira (16), na cidade de Longwood.
As prováveis causas e o porque do incêndio ainda não foram determinadas, segundo anunciaram os investigadores da divisão florestal do estado da Florida. O porta voz da divisão, Cliff Frazier, descartou apenas a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso, deixando um leque de probabilidades a serem investigadas.
Os bombeiros foram avisados do incêndio as 5h50 da manhã e ao chegarem ao local se depararam com labaredas que saiam de dentro do tronco do cipreste como se fosse uma grande chaminé. A árvore era oca e por isso o fogo vinha de dentro para fora do tronco.
Foi uma dura batalha, mas o trabalho dos bombeiros não teve muito efeito. Depois de duas horas eles viram cair parte do topo da árvore com 20 pés, mais de 6 metros de comprimento. Por volta das 8:30 da manhã a árvore desabou, segundo anunciou Steve Wright, porta voz do resgate a incêndios do Condado de Seminole.
O Cipreste sempre foi bastate estudado por diversos tipos de especialistas e era conhecido pelo nome de Senador. Em 1925, historiadores do Condado de Seminole estimaram a altura da árvore em 165 pés, cerca de 51 metros de altura. Medida feita antes de um furacão arrancar parte da copa naquele mesmo ano.
Segundo Mike Martin da divisão Florestal, depois que o fogo foi totalmente extinto, os bombeiros calcularam que no máximo 25 pés, cerca de 7 metros da árvore ainda permaneceram heroicamente em pé.
Por : Josi Chevalier Fonte: Los Angeles Times Foto: Phelan M. Ebenhack, Associated Press 16 de Janeiro de 2012
9:37 p.m. PST