SUIÇA (BDCi) — O ciclista francês entusiasta Robert Marchand definiu o primeiro recorde de ciclismo na sexta-feira passada, dia 17 de fevereiro. Para comemorar seu aniversário de 100 anos Robert subiu em uma bicicleta e por uma hora peladou em um pista indoor. O centenário percorreu 24,25 km em 60 minutos e foi acompanhado pela familia e amigos na União Internacional de Ciclismo (UCI) em Aigle, na Suíça.
Marchand manteve um ritmo constante e não faltou fôlego quando ele terminou, estava bem. E para completar ainda disse aos fãs que poderia ter ido mais rápido, e percorrido mais quilômetros.” Uma equipe médica o avaliou antes da corrida e acompanhou todo o percurso, caso ele tivesse alguma dificuldade.
A façanha não ameaça o recorde do ciclista checo Ondrej Sosenka, que percorreu no mesmo local 49,7 km em 50 minutos quando tinha 29 anos, em 2005. O recorde do Marchand vai ser reconhecido pelo UCI como o primeiro recorde mundial de ciclismo entre atletas centenários. “Vai ser oficial”, disse Frederic Rey, um funcionário do Ciclismo MundialCentro, a sede da UCI.
Marchand, gostava de andar de bicicleta quando adolescente mas só voltou ao esporte quando completou 78 anos de idade. Ele hoje é um membro vivo do seu clube de ciclo local em Ardeche, centro-sul França, que ajudou a coordenar.
Segundo a familía, Marchand é um exemplo para muitos e revela que fazer um pouco de exercício todos os dias é o segredo para longevidade. Outros segredos de Marchand segundo a familia é trabalho, Richard sempre gostou de trabalhar, bom humor, zero cigarro e bebida moderada. Após a vitória ele disse que iria brindar o seu recorde com champanhe, “Só um pouquinho – eu não gosto muito champanhe.”, revela Robert.
Ao terminar o percurso todos extasiados perguntavam como ele tinha conseguido aquele feito, e ele gentilmente respondeu que aquilo era normal, comum, qualquer um poderia fazer -“Eu não sou excepcional”, disse ele. “Eu sou apenas normal.” – ”Não quero ser um campeão, apenas queria fazer algo no meu aniversário de 100.” Completa Robert.
Por: Juliana Povoação
Editada por: BDCi Staff
Fonte: Globo Esporte
Foto: Globo Esporte