LOS ANGELES, CA (BDCi) — O sonho de chegar na Califórnia e ter sucesso imediato em sua carreira profissional é a meta de todo imigrante. Porém, a realidade de ter que se adaptar a uma nova cultura e idioma fazem com que muitos coloquem suas aspirações em “hold”, ou seja, “na lista de espera”.
Com um ritmo um pouco mais corrido do que no Brasil, e com o estresse de virar gente grande, muitos acabam se prendendo à rotina americana de trabalho, e quando percebem, já estão casados e construindo famílias, a qual gosto de chamar de “Geração Califórnia”. Nada de errado em trabalhar e se adaptar à cultura, pois isso faz parte da assimilação natural. Porém, os sonhos de alguns desses imigrantes começam a ser projetados em seus filhos.
Luke Bell
Hoje falamos do americano Luke Bell, um garoto que vem se destacando no mundo do futebol de salão. Com raízes brasileira e boliviana, mas de alma californiana, o pequeno atleta de apenas 11 anos já tem um currículo invejável.
Luke começou a jogar futebol bem novinho, e teve influencia do avô e da mãe, ambos brasileiros, e a ajuda e trabalho duro do pai, que abriu uma escolinha, a Bulldog Futsal Club, dando uma base extra para que o pequeno atleta se destacasse no esporte.
Depois de vários campeonatos, o jogador foi escolhido para treinar justamente no time do Neymar, isso mesmo, do Barcelona. Um olheiro ficou impressionando com as habilidades do Luke, e lá foi ele passar duas semanas em Madrid e treinar em um dos estádios mais conhecido do mundo do futebol.
“Ele foi novamente selecionado para o prestigioso acampamento 96 Elite Futsal, que é liderado por treinadores do Barcelona, para retornar a La Masia e treinar novamente este ano. Ser reconhecido como um dos futsalers top na América é uma honra.” disse Rob Bell, treinador e pai de Luke.
Carles Folguera, diretor de La Masia 360, explica a intenção do projeto: “se acolhemos, acompanhamos e damos apoio aos jovens em todo momento, não apenas criaremos pessoas melhores, como também melhores esportistas.”
Albert Soler, diretor de esportes profissionais, diz: “o modelo mudou e queremos ser uma referência, assim vamos potencializar o talento e também formaremos pessoas melhores. Se trata de educá-los através do esporte. Dessa forma, é mais fácil que os jogadores possam chegar à elite. O Barça é uma fábrica de sonhos, e não queremos que os sonhos acabem em pesadelos”.
O objetivo do Barcelona é transformar os jovens em grandes pessoas, e não apenas grandes jogadores
Qual a fórmula do sucesso do garoto?
Muito treino, disciplina e apoio da família. Essa receita é infalível para o sucesso desta geração californiana. Desde os três anos e com o apoio dos pais e o instinto natural de todo bom jogador, Luke sempre foi destaque seja nos treinos ou jogos em que participava. Aos sete anos passou de zagueiro para atacante, e depois disso ninguém mais segurou os tiros certeiros do menino. O jovem jogador optou por jogar uma outra modalidade do futebol, e hoje faz parte da equipe americana de futsal.
Em 2017, Luke retorna à Barcelona para treinar novamente por duas semana durante o “Spring Break” treinando novamente com o time de Neymar.
Além do Português, ele também fala Espanhol fluente e seu sonho é se tornar jogador de futebol profissional.
Orgulho de ser “NorCal”
Como todo nativo do Norte da Califórnia, Luke é torcedor fanático do time da NBA Golden Warriors, do time de Baseball Giants e acompanha também as partidas do clube de futebol San Jose Earthquakes pela MLS.
E você, como anda seus sonhos? Tem uma história legal para contar, entre em contato conosco. E se estiver “californiando”, marque a BDCiTV com a hashtag #CliqueiNaCalifa. Siga-nos no Facebook e Instagram para fotos exclusivas do estado dourado!