MADRI (BDCi) — A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) elegeu os técnicos mais importantes deste século. O primeiro colocado da lista foi Alex Ferguson, do Manchester United, o técnico carrega varios titulos ingleses e uma liga dos campeões entre 2001 e 2011. O francês Arsene Wenger, treinador do Arsenal ficou com a segunda colocacão, o português José Mourinho, atualmente no Real Madrid, é o terceiro colocado e o italiano Fabio Capello, treinador da seleção inglesa, é o quarto.
O treinador do Palmeiras foi o brasileiro melhor colocado, levando o oitavo lugar do ranking. Luis Felipe Scolari conquistou a Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul de 2002 à frente da seleção brasileira e ainda conduziu Portugal ao vice-campeonato na Euro 2004. O palmeirense, que ainda tem duas Libertadores no currículo (Grêmio e Palmeiras), aparece empatado com 101 pontos ao lado do técnico argentino Marcelo Bielsa, que atualmente está no Athletic Bilbao, da Espanha.
Mas o técnico do Palmeiras não foi o único do país na lista elaborada pela IFFHS: Carlos Alberto Parreira, Muricy Ramalho, Dunga, Vanderlei Luxemburgo, Jorvan Vieira, Abel Braga, Paulo Autuori, Celso Roth, Emerson Leão, Jair Picerni, Tite, Alexandre Guimarães, Sérgio Farias, Joel Santana e Ricardo Gomes também estão classificados na lista de 190 treinadores.
A Federacão Internacional de História e Estatísticas do Futebol, ou IFFHS é uma organização responsável por administrar e divulgar todos os dados estatíscos do futebol, e é uma entidade reconhecida pela FIFA (Federação Internacional de Futebol), apesar de não possui nenhum vínculo.
A IFFHS foi fundada na Alemanha, e faz rankings como os maiores clubes do mundo, os maiores artilheiros, os melhores goleiros, os melhores treinadores, os melhores árbitros, os goleiros que estão há mais tempo sem levar gols e etc. Vários recordes são divulgados e atualizados todo mês, em especial o mais aguardo pelo público, que é o ranking dos maiores clubes e o ranking de artilheiros.
Confira a Classificação abaixo:
1. Sir Alexander Ferguson (ESC) 166 pontos.
2. Arsène Wenger (FRA) 165.
3. José Mourinho (POR) 154.
4. Fabio Capello (ITA) 135.
5. Guus Hiddink (HOL) 112.
6. Carlo Ancelotti (ITA) 108.
7. Vicente del Bosque (ESP) 104.
8. Marcelo Bielsa (ARG) 101.
+. Luiz Felipe Scolari (BRA) 101.
10. Rafael Benítez (ESP) 97
Por: Juliana Povoacão Editada por: Mariana Knabben Fonte: Terra – Uol – FFHS – IG Foto: Google 10 de Fevereiro de 2012
1:30 p.m. PST